Print Friendly

>

Sabe aquele bicho que vive no mar, cheio de “pernocas”?  Pois é!! É dele mesmo que estou falando, o polvo!! Tem gente que não tem coragem de provar, outras acham ele “borrachudo”. Eu particularmente A-DO-RO!!
Gente, um polvo bem feito, macio e bem temparado é uma delícia. Mas para prepará-lo tem que saber como deixá-lo macio. Tem gente que dá uma verdadeira “surra” no coitado. Bate, bate e bate… e muitas vezes ele ainda fica durinho! Pois bem, existe uma dica que vai deixar seu polvo bem macio sem você disprender nenhum esforço extra.

COMO DEIXAR O POLVO MACIO
Na panela de pressão, arrume o polvo (lave bem antes), cubra com água e coloque uma cebola grande sem casca. Feche a panela e quando começar a ferver marque 20 minutos. Desligue o fogo e deixe sair a pressão. Retire o polvo da água e corte-o em rodelinhas. Pronto!! Agora seu polvo estará pronto para qualquer receita.
Aqui em casa todo mundo adora arroz de polvo. E quando preparo, sempre é um prato único para o almoço. Se você procurar no “santo google” vai achar inúmeras receitas, algumas muito complicadas, e certamente vai desistir de fazê-lo. Então, para facilitar a seu vida vou passar a “minha receita”, que é muito fácil e saborosa.
ARROZ DE POLVO
Ingrediente:
Você vai precisar de um polvo (ou vários, pois ele “encolhe” quando cozinha),  já amaciado conforme expliquei acima.
2 tomates grandes picados
1 cebola grande picada
1 pimentão picado
Coentro e cebolinha picados
2 dentes de alho espremidos
1 leite de coco grande
1 lata de creme de leite
Extrato de tomate
Colorau
Azeite
Sal e pimenta-do- reino à gosto
Cozinhar 2 xícaras de arroz e reservar
Modo de preparo:
Numa panela coloque azeite até que cubra o fundo. Coloque a cebola e o alho e refoque até a cebola ficar transparente. Junte o resto das verduras picadas e misture tudo. Depois coloque o polvo e o extrato de tomate e refogue por mais alguns minutos, derrame o leite de coco (encha a garrafa com água e lave o restinho do leite e derrame dentro também). Coloque uma colherzinha de colorau, acerte o sal e a piemnta-do-reino e deixe cozinhar até que as verduras e o polvo peguem gosto. Desligue o fogo e junte uma lata de creme de leite. Misture bem.
Agora, vá colocando o arroz já cozido até que fique bem molhadinho. Arrume na travessa e enfeite com alfaces finamente fatiadas. Sirva com um vinagrete de cebola roxa.
VINAGRETE DE CEBOLA ROXA
Pique uma cebola roxa bem miudinha (bem miudinha mesmo!!), coloque azeite e vinagre (na proporção de 2:1), 1 colher de sopa de água e sal.
Misture tudo!
( Esse vinagrete eu faço “de olho”, e coloquei aqui as medidas aproximadas, por isso antes de servir é fundamental que você prove e acerte conforme o seu gosto).
Muito bom!