Print Friendly

>

A receita de hoje é bem fácil e vai ser em homenagem a minha norinha Renata. Sempre que ela vai à alguma reunião e precisa levar um pratinho, ela me liga pedindo socorro… “Tiaaa, me arruma uma receitinha bem fácil!”
A última vez que ela me pediu “socorro”, ensinei o sorvete de manjericão (http://acozinhadacacau.blogspot.com/2011/08/sorvete-de-manjericao.html). Vocês viram como a receita é fácil né gente?!! não tinha erro. Mas teve!! A Renatinha confundiu manjericão com salsa, e acabou levando para a reunião na casa da ex-chefe, um sorvete de salsinha…rsss!! (Não esquente Renatinha, tudo na vida tem conserto! Eu era pior que você, e hoje estou aqui dando dicas de cozinha pra vocês)
Lembrei de uma geléia de pimentão que minha tia Bebete (quem conhece sabe que ela é super prendada) prepara e é uma verdadeira delícia. Mesmo não sendo fã desse fruto (sim gente, pimentão é um fruto!!), sou apaixonada pela geléia. Ela é bem fácil de preparar, e vai ajudar Renatinha a fazer sucesso na próxima reunião com as amigas.
Ela é ótima para ser servida com torradinhas e também para comer com queijos, o Brie e o Camembert, principalmente.
Com pouquíssimos ingredientes você faz uma geléia deliciosa!

GELÉIA DE PIMENTÃO
Ingredientes
3 pimentões vermelhos (usei 2 porque eram enormes)
1 copo americano de açúcar
1/2 copo americano de vinagre de maçã
Um pouquinho de raspas de limão (é opcional, eu usei por causa da pectina)
Modo de preparo
Lave bem os pimentões e corte-os em tirinhas finas, e depois corte-os ao meio.
Coloque o açúcar e o vinagre numa panela e junte os pimentões. Mexa um pouco para misturar e ligue o fogo baixo.

Minha tia não coloca raspas de limão, mas eu coloquei e vou explicar o porquê. Aprendi com uma amiga, há muitos anos, que para fazer uma boa geléia era necessário um pouco de pectina, pois ela ativa o processo de gelatificação e também dá brilho. O limão é muito rico em pectina, por isso sempre que faço geléias ou caldas de frutas, coloco um pouquinho de raspas de limão.
Deixe cozinhar por aproximadamente 45 minutos (mas vá observando, pois depende da intensidade do fogo).

Quando a calda começar a engrossar, desligue o fogo e leve tudo ao liquidificador. Bata por alguns minutos e volte ao fogo por mais 5 minutinhos.

Coloque num vidrinho e deixe esfriar. Feche bem e guarde na geladeira!

Olha que lindo!! Ganhei da tia Veroca numa de suas
viagens. Ideal para servir a geléia!

Os dois pimentões renderam esse tanto de geléia.

Agora vou colocar uma dica para quem mora no Recife. Vocês estão vendo essa torradinha da foto aí em cima?? Gennnte, essas torradas são maravilhosas!! Vamos combinar, elas são um pouquinho calóricas, porque são bem amanteigadas… mas vale cada graminha adquirida com elas! Elas são bem fininhas e crocantes, e são produzidas pela Panificadora Santa Cruz. Não sei exatamente o endereço, só sei que fica numa transversal da Av. Manoel Borba, no Centro.

#penaqueaquinãotemigual

Meu vidrinho de geléia vai de presente para minha comadre. Espero que ela goste!!
Hummm!! Delícia!!