Print Friendly

>

Peixe é um alimento super saudável e os médicos recomendam que devemos comê-lo umas 3 vezes por semana, no mínimo! Por isso tratei de arrumar um “fornecedor” de peixe para abastecer meu freezer. É só ligar e o Sr. Ivan entrega em minha casa peixe, camarão, sururu… tudo fresquinho!
Minha última aquisição marítima foi um Dourado de 15kg. O meu “peixeiro” retira a cabeça e faz 4 lombos inteiros e enormes, depois ele pega a cabeça e os ossos e separa tudo direitinho, pois serve para preparar o pirão e o caldinho. Em casa, eu divido o lombo em pequenas porções individuais.
Hoje eu vou fazer um filezinho de dourado na folha de bananeira com molho de mel e tangerina, acompanhado de purê de macaxeira com coentro e alho assado.
Primeiro, tempere o peixe com limão, sal e pimenta do reino. Reserve e deixe tomar gosto por alguns minutos.
Vamos começar pelo alho! Calcule uma cabeça por pessoa. Corte a “tampinha” superior da cabeça de alho e arrume num pedaço de papel laminado. Coloque um pouco de sal grosso por cima, uma pitada de orégano (pode ser alecrim ou manjericão também) e regue com azeite. Feche bem o laminado e leve ao forno alto por 30 minutos.

Feche o laminado formando um pacotinho
Delicioso também com torradas!

Agora vamos ao purê de macaxeira com coentro! Descasque 1/2kg de macaxeira e coloque para cozinhar até que fique bem molinha. No liquidificador coloque 150ml de leite, 1/2 molho de coentro e bata. Vá colocando os pedacinhos de macaxeira até que vire um creme. Se ficar muito grosso e estiver forçando o motor do liquidificador coloque mais um pouquinho de leite. Coloque o creme numa panela e volte ao fogo. Acrescente uma colher de sopa de manteiga e acerte o sal. Mexa vigorosamente e reserve. Essa receita é da minha tia Vera, o purê fica delicioso para acompanhar um peixinho!
Retiro o peixe do limão e com algumas toalhas de papel, deixo ele bem sequinho. Aqueço uma frigideira antiaderente e coloco um fio de azeite. Grelho o peixe dos dois lados.

Enrolo cada filé numa folha de bananeira e coloco num saco a vácuo. Levo o peixe ao forno por meia hora em forno a 180 graus.

Retiro o peixe do saco e sirvo com arroz branco, purê de macaxeira com coentro e o alho assado.

Ahh, ainda fiz um molhinho de tangerina delicioso. Anota aí:

1 colher de manteiga
50ml de mel de abelha
1 colher de vinagre de maçã
polpa de tangerina
1/2 tablete de caldo de legumes

Descasque 2 tangerinas, retire os caroços e os pelinhos e bata no liquidificador, sem água. Coe e obtenha uma polpa pura.

Derreta a manteiga e junte o resto dos ingredientes. Deixe no fogo até reduzir e engrossar.

Também  cortei umas rodelinhas bem finas de alho poró, e fritei em óleo bem quente.

Como diz Claude Troisgros: para dar “cocância” ao peixe!
Delícia!