Print Friendly

>

Eu não gostava muito de comer peixe, mas depois de um probleminha de saúde no começo do ano, me propus a comê-lo umas 3 vezes na semana. Por isso tenho que inventar receitinhas diferentes para variar. Tem gente que não gosta de prepará-lo porque a casa fica um pouco “fedidinha”, mas os benefícios para nossa saúde compensam, pois é um alimento super saudável e de fácil digestão.
Como eu tinha no freezer filés de Dourado, usei eles, mas essa receita fica uma delícia com salmão. Ahh gente, essa receitinha é ótima para quem está dieta porque não tem fritura, o peixinho é assado no forno, o que quer dizer que a sua casa vai ser poupada daquele cheirinho enjoado de peixe frito.
SALMÃO EM CROSTA DE GERGELIM
Ingredientes
Filé de peixe (dourado, salmão, tilápia, saint peter, pescada amarela)
Sal, limão e pimenta-do-reino para temperar
Gergelim suficiente para a crosta
Azeite de boa qualidade
Modo de preparo

Tempere o filé de peixe com sal, limão e pimenta-do-reino e deixe tomar gosto por 30 minutos.
Enxugue bem o filé com papel-toalha para que fique bem sequinho.
O ideal é que você use uma assadeira antiaderente. Como a minha estava sendo usada para outra coisa, eu forrei uma de alumínio com papel laminado. Coloquei um fio de azeite.

Coloque um pouco de gergelim num pratinho. Com as mãos, unte o filé de peixe com azeite e prense um lado no gergelim (apenas um) e coloque na assadeira. Leve ao forno pré-aquecido por 30 minutos.
 
Retire do forno e sirva com creme de espinafre e um arroz bem soltinho.
 
CREME DE ESPINAFRE
Ingredientes
1 maço de espinafre
1 e 1/2 xícara  de creme de leite fresco
1 xícara de leite
1/2 colher de sopa de farinha de trigo
2 dentes de alho picados
1/2 cebola cortada em cubinhos pequenos
3 colheres de sopa de margarina
sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo
Separe  somente as folhinhas do espinafre, lave bem e deixe escorrer toda a água.
Pique grosseiramente as folhas de espinafre.
Numa panela coloque o creme de leite e o espinafre e deixe cozinhar por 5 minutos ou até que o espinafre murche. Tempere com sal e pimenta. Reserve.
 
Em outra panela, coloque a margarina e doure a cebola e o alho.
Junte a farinha e acrescente o leite aos poucos, mexendo sempre para não embolar. Coloque agora o espinafre cozido com o creme de leite. Misture tudo, acerte o sal e a pimenta e sirva com o peixe.
Lembre que você utilizou creme de leite no preparo do creme, por isso, se você não for servir imediatamente após o preparo, não esqueça de cobrir com um filme plástico para não talhar.
Sirva o peixe com o creme de espinafre, um arroz bem soltinho e uma saladinha de tomates.
 
 
Ficou hiper gostoso e em meia hora meu almocinho ficou pronto. Se você curtir uma comida adocicada, coloque um fiozinho de mel no peixe. Aliás, eu sou a favor da criatividade na cozinha, por isso use sempre os ingredientes que gostar :))