Print Friendly

>

Vocês já se deram conta de como esse ano passou voando?!! Já vamos para o primeiro final de semana de dezembro e isso significa que o ano acabou! São tantas confraternizações que o mês inteiro se transforma numa festa, não é mesmo?
Antes da temporada de festas que se iniciam na sexta, fui curtir o último final de semana na praia do Saco. Vocês podem imaginar o que significa ser uma “blogueira cozinheira”? rsss! Ahh, significa que todo mundo quer comer coisinhas gostosas o fim de semana inteiro e a Cacauzinha aqui tem que quebrar a cabeça para inventar mil comidinhas diferentes. Sorte que a despensa é sortidíssima e dá para improvisar muita coisa gostosa!
Entre o manguezal, às 18h, me deparei com essa imagem… tive que fotografar!
Todo mundo foi chegando e a pergunta que não queria calar: “Tia Cau, o que teremos para o jantar?”
A titia aqui correu para fazer aquele pratinho prático e delicioso, que todo mundo adora: um risoto. O escolhido para nosso jantar foi de Camembert com presunto cru.
RISOTO DE CAMEMBERT COM PRESUNTO CRU
Ingredientes
2 xícaras de arroz arbóreo
1/2 cebola bem picadinha
Azeite suficiente para cobrir o fundo da panela
1 copo de vinho branco
1 litro e 1/2 de caldo de carne (usei o Vitale)
150g de queijo camembert (usei uma caixinha apenas)
150g de presunto cru bem fininho
Queijo parmesão ralado na hora à gosto (usei 4 colheres de sopa)
Modo de preparo
A base de preparo do risoto é sempre a mesma. Numa panela esquente o azeite e refogue a cebola e o arroz.
Coloque o vinho e deixe evaporar um pouco.
Vá colocando o caldo fervente, aos poucos (de 2 em 2 conchas), até que o arroz esteja “al dente”. Então coloque o queijo Camembert picado e o queijo parmesão, mais duas conchas de caldo e mexa um pouco para que os queijos comecem a derreter.
Quando o queijo já estiver derretido, coloque as fatias de presunto picadas e misture para incorporar.

Mexa mais um pouco e quando começar a secar , desligue o fogo e coloque uma colher de sopa de manteiga para finalizar.
A luz fluorescente da cozinha deixou o risoto muito “branquelo” né?….rss
Comemos o risoto acompanhado de um vinho branco grego, que não recomendo a ninguém!!
Vocês devem tá se perguntando o porquê de um vinho grego, né gente? Deixa eu explicar! A minha comadre faz parte da Sociedade da Mesa e recebe mensalmente 4 garrafas de vinhos de várias partes do mundo e excelente qualidade. Para quem gosta de vinhos vale a pena dar uma olhada e se associar ao programa.
Gente, quero agradecer a companhia de vocês que passam aqui todos os dias; agradecer pelas visitinhas identificadas e anônimas, que lêem a nossa Cozinha da Cacau. Sem leitoras não há blogs não é? Então um beijo enorme em cada um de vocês que me visitam. Uma ótima semana a todos! Essa semana o blog estará cheio de comidinhas gostosas. Espero você amanhã!
Ahh gente, já ia esquecendo!! O certo é “arbório” ou “arbóreo”? Enquanto escrevia esse post comecei a me questionar! Para resolver minha dúvida fui na despensa pegar a caixa do arroz, e olha só o que tem lá!
Mas na lateral da caixa tem assim!
Muito esclarecedor! rss…acho que em italiano é arborio e em português é arbóreo. Será?