Print Friendly

>

O peito do frango é uma carninha “meio sem graça” não é mesmo?  Aqui em casa o peitinho da penosa sempre sobra e pra ele ficar “comível” tenho que caprichar no tempero.

Sempre coloco Fondor, limão, mostarda e shoyu, mas essa semana dando uma olhada no Panelaterapia achei um “preparado” para temperar o frango que me pareceu muiiito gostoso. Separei dois peitos de frago para usar com esse tempero.

O Panelaterapia diz que ele é um tempero básico para preparar qualquer prato com frango. Anotem aí direitinho porque o sabor do tempero é muito bom!

TEMPERO BÁSICO PARA FRANGO

1 colher de sopa de colorau
1 colher de sopa de mostarda
2 colher de café de tempero pronto ( eu usei o Fondor, mas pode ser alho, sal e cebola)
4 colheres de sopa de shoyu
4 colheres de sopa de vinagre ou suco de 1/2 limão
4 colheres de sopa de azeite
30 ml de água (mais ou menos dois dedinhos de um copo)
– Misture todos os ingredientes muito bem e está pronto o seu tempero.
PEITO DE FRANGO AO VINHO
Peguei dois peitos de frango e retirei toda a carne e guardei os ossos para usar no molho. Fiz filé largos, cotei em tiras e depois em quadradinhos. Preparei o tempero, misturando muito bem todos os ingredientes e coloquei o frango para marinar na geladeira por duas horas.
Coloquei também as duas “carcaças” nesse tempero para pegar gosto. Decorrido o tempo comecei preparando o molho. Cortei bem picadinho: 1 tomate, 1/2 cebola, um pedacinho de pimentão, um pouco de coentro e cebolinha. Espremi dois dentes de alho e levei ao fogo com um fio de óleo de girassol e duas colheres de extrato de tomate. Coloquei as carcaças do frango e dei uma refogada. Acrescentei um copo cheio de vinho branco, 1/2 copo de água e todo o líquido da marinada, deixei em fogo baixo para que tudo cozinhasse bem.
Desliguei o fogo, retirei as carcaças e coloquei tudo no liquidificador. Retirei toda a carne que ainda restava nos ossos e coloquei para bater junto com o molho.
Deixei que batesse bem, depois passei tudo pela peneira e reservei.
Comecei a preparar o frango. Coloquei uma panela no fogo e deixei que esquentasse bem. Derramei um fio de azeite e cobri o fundo com pedacinhos de frango.
Virei para que dourassem por igual, depois retirei do fogo e repeti a operação até que todos os pedacinhos de frango estivessem cozidos.
Voltei com todo o frango para a panela.
Derramei o molho que já estava pronto sobre a carne e deixei no fogo baixo para reduzir um pouco.
Na hora de servir coloquei duas colheres de sopa de creme de ricota Tirolez (dá pra substituir o creme de leite e deixar o prato mais magrinho) e mexi bem para incorporar.
Preparei um purê de batatas bem cremoso, um arroz soltinho e servi com o meu frango ao vinho. Fiz uma purpurina de salsinha para dar um charme ao prato.
Na casa de minha mãe ela prepara os bifes de frango à milanesa e serve com esse molho. É uma delícia! Ahh essa semana vou ensinar a purpurina de salsinha…é fácil e deixa o prato bem legal, parecendo de restaurante :))
 
Beijoss e até a próxima!