Print Friendly

>

Semana passada quando fui ao Sam’s comprei uma caixinha com um quilo de pêras portuguesas por R$ 2,99. Na caixinha vieram 10 pêras e confesso que comprei mais pelo preço do que bela beleza das frutinhas. As pêras portuguesas são meio amarelinhas, pintadas, menores e mais macias que aquelas verdes.

Existe coisa melhor do que finalizar o jantar com uma sobremesa deliciosa?? Confesso que sempre que vou a um restaurante meu primeiro “pai nosso” é olhar o menu das sobremesas. Se tiver alguma coisa que me deixe com a água na boca (o que não é nada difícil), eu facilmente abro mão do prato principal :))
Pois é gente, como meu jantarzinho de sábado foi especial e o ceviche estava maravilhoso, eu precisava encerrar a noite com uma sobremesa à altura.
Lembrei das pêras que eu havia comprado e resolvi preparar umas peras ao vinho, já que tinha achado no freezer um resto de sorvete de creme.
Pêras ao vinho é uma sobremesa fácil e dá para você preparar com certa antecedência. Dá só uma olhadinha!!
PÊRAS AO VINHO COM SORVETE DE CREME
(receita para 4 pessoas)
Ingredientes
4 pêras firmes (usei a portuguesa que é mais macia)
Suco de 1 limão
2 xícaras de chá de açúcar
2 xícaras de chá de vinho tinto (de preferência, seco)
1/2 xícara de chá de vinho do Porto
1/2 xícara de chá de xarope de groselha
Raminhos de hortelã para decoração
Modo de preparo
Numa vasilha esprema o limão e retire todo o suco. Descasque as pêras e coloque imediatamente no limão para que não escureçam. Numa panela misture o vinho tinto, o vinho do Porto, o açúcar, o xarope de groselha e leve ao fogo deixando ferver por 5 minutos.
 
Acrescente as pêras e cozinhe por 30 minutos até que estejam macias.
Retire as pêras com uma escumadeira e reserve. Para facilitar, deixe elas arrumadinhas no prato.
Leve a calda de volta ao fogo baixo e deixe cozinhar até que engrosse um pouco mais (+- uns 10 minutinhos), mas tenha cuidado para não endurecer, lembre-se que quando esfria ela fica mais consistente. Ahh gente, não vale se desesperar caso a calda passe do ponto. É só colocar um pouquinho de vinho e diluir mais 😉
 
Pronto gente! A sobremesa está prontíssima e é só montar na hora de servir. Elas podem ser servidas quentes ou frias (eu as servi frias com a calda quente, mas se você preferir servi-las quente, coloque alguns segundos no microondas).
Na hora de servir coloque uma bola de sorvete de creme, regue com bastante calda de vinho e enfeite com um raminho de hortelã.
Enquanto saboreávamos a sobremesa, fizemos planos para nossa viagem à Toscana, em abril… vai ser muita comelança :))