Print Friendly

>

Depois de um almoço com muita carne no domingo, chegou  a vez dos frutos do mar reinarem na cozinha e o prato escolhido foi um delicioso risoto de frutos do mar. O bom desse risoto é que você pode abusar dos frutos do mar de sua preferência. Hoje eu usei camarões, polvo e mexilhões. Até tinha lagostas no freezer mas eu esqueci completamente de tirar umas caudas para descongelar.
Como já falei pra vocês, eu adoro preparar risoto pela praticidade e dependendo dos ingredientes ele torna-se um prato único no almoço. Lembrando que essa receita serve bem 5 a 6 pessoas. Aumente proporcionalmente caso seja necessário.
RISOTO DE FRUTOS DO MAR
Ingredientes
2 xícaras de arroz arbóreo ou carnaroli
1 cebola (pequena) cortada em cubinhos pequenos (ou ralada, se preferir)
azeite para cobrir o fundo da panela
1 copo de vinho branco
1 lata de tomate pelado
porções de fruto do mar à gosto (camarão, polvo, lula, mexilhão, lagosta, etc)
1 colher de sopa de manteiga para finalizar
queijo parmesão ralado na hora, à gosto.
Modo de preparo
O primeiro passo (que eu não fotografei :( esqueci!!) é cuidar dos frutos do mar. Coloque o polvo tratado, numa panela de pressão com um cebola, cubra com água e quando começar a apitar marque 20 minutos, retire a pressão da panela, retire o polvo e corte-o em rodelas, reserve. Descasque e retire as tripas dos camarões, tempere com sal e limão e afervente-os. Reserve. Faça o mesmo se você usar lagostas. Tempere agora os mexilhões e as lulas (que já devem estar limpos e sem casca) com sal e limão e deixe tomar gosto por uns 15 minutos. Escorra. coloque azeite numa panela com um dente de alho espremido e refogue os mexilhões e as lulas em rodelinhas até que estejam cozidos. Reserve.
Coloque 1 litro e meio de água para ferver e dissolva 3 caldos de camarão ou de legumes da Vitalie. Mantenha o caldo aquecido.
Com os frutos do mar prontos para o uso, comece a preparar o risoto. Cubra o fundo de uma panela com azeite e coloque a cebola picadinha. Refogue até a cebola ficar transparente.
Coloque agora o arroz e dê uma refogada nele. Só então coloque um copo americano de vinho branco.
Dá pra ver que mantenho a panela de caldo fervente junto ao risoto.
Coloque agora uma lata de tomates pelados e vá mexendo e amassando para eles começarem a se desmanchar.
Agora coloque 2 conchas de caldo fervente e junte o polvo. Vá mexendo lentamente, sem parar. Coloque mais caldo a medida que for secando.
Prove o arroz e quando ele estiver “ao dente”, ainda meio durinho, coloque o restante dos frutos do mar (nesse caso eu coloquei os camarões e os mexilhões que já estavam pré-cozidos). Coloque mais caldo e mexa sem parar.
Vá sempre provando para não perder o ponto do arroz. Quando ele estiver cozido, desligue o fogo e coloque uma colher de sopa de manteiga. Mexa para que ela derreta e dê brilho ao risoto. Não coloque sal porque o caldo já é salgado e o parmesão também.
Rale bastante queijo parmesão por cima e sirva imediatamente. O risoto é um prato que deve ser servido quente, logo após sair do fogo.

 

Ta curiosa pra saber a sobremesa? Mousse de Limão Siciliano.
 Amanhã, no Blog!! Bjosss