Print Friendly

>

Na terça-feira de carnaval o sol resolveu dar o ar da graça e deixar o nosso dia mais alegre. Ao nossos pés uma praia quase particular!
Depois de muitas cervejas, champas e caipis, o prato escolhido para nosso almoço foi o Bacalhau. A Ana foi a SP na semana anterior e aproveitou a ida ao Mercadão para comprar um peixinho especial. Ela preparou um bacalhau delicioso, que o nosso amigo Ricardo (aquele que entende de vinhos) ensinou a ela. É um bacalhau bem simples e super fácil de preparar, mas o “tchan” do prato fica por conta da qualidade do bacalhau, o legítimo Cod Gadus Morhua, conhecido por aqui como Bacalhau do Porto.
BACALHAU À LAGAREIRO
Modo de preparo
A Ana deixou o bacalhau dessalgar por 2 dias (na geladeira), mudando a água 3 vezes ao dia. No dia do preparo ela deixou escorrendo numa peneira por meia hora.

 

Depois ela cortou em postas menores. Dividiu ao meio para facilitar a retirada das espinhas. Colocou um pouco de azeite numa frigideira antiaderente e deixou ficar bem quente. Colocou dois dentes de alho e deu uma leve selada em cada pedaço do bacalhau.
A medida que o bacalhau era selado, ela arrumava numa panela (mas você pode arrumar num refratário).
Quando todos estiverem selados, coloque bastante cebola por cima, depois as azeitonas e para finalizar derrame BASTANTE azeite por cima, até que fique na metade do bacalhau. A Ana preparou duas panelas de bacalhau!
Leve ao forno pré-aquecido por 40 minutos e sirva a seguir. A mesa pronta, esperando a “tchurma” para o almoço.
Como acompanhamento, preparei uma Batatas ao Murro aromatizadas com alecrim e alho, que você encontra a receita aqui!
O Bacalhau à Lagareiro da Ana ficou uma delícia!! Super aprovado!!
Meu marido é louco por bacalhau e se deliciou com esse!!

 

De sobremesa a Cacau preparou deliciosas Peras ao Vinho e você encontra a receita bem explicadinha aqui!
Ohh quarta-feira ingrata, chega tão depressa, só para contrariar!!
Agora 2012 começa de verdade!!
 Outra receita  deliciosa de Bacalhau à Lagareiro você encontra aqui!