Print Friendly

Adoro massa, isso é fato!! Acompanhada de um bom molho então….hummm…torna-se o meu prato preferido!

Estava com essa receita guardada já fazia um tempo. Toda vez que eu resolvia prepará-la, faltava um ingrediente e eu acabava desistindo. Hoje não foi diferente!! Quando comecei a separar, vi que faltava a linguiça de lombo fresca.
Vocês sabem que adoro improvisar, substituir ingredientes e arriscar novos temperos. Acho interessante essa “mistura” para ao final, descobrir novos sabores.
Se você preparar a receita à risca você precisa ter alguns ingredientes básicos: além da linguiça de lombo fresca, você vai precisar de shitake, funghi seco e creme de leite fresco. Vou colocar aqui a receita exata com tudo o que você vai utilizar, mas você vai ver diretinho pelas fotos que fiz algumas modificações. Posso garantir…ficou uma delícia!!
MOLHO À TOSCANA
Modo de preparo
Vou explicar direitinho como fiz, daí vocês se viram, ok?!
Antes de tudo piquei o funghi em pedacinhos pequenos.
Depois coloquei para hidratar no creme de leite até que estivessem amolecidos (uns 15min mais ou menos).
Comecei lavando muito bem os shitakes e arrancando os cabinhos.
Cortei em fatias fininhas.
Coloquei um pouco de azeite numa frigideira e refoguei a cebola bem picadinha junto com as folhas de louro…
Se você for usar a linguiça, chegou a hora de fritá-la. Como não usei, coloquei o shitake, o sal e a pimenta-do-reino. Dei uma mexida e acrescentei o vinho. Deixei cozinhar por alguns minutos…
Acrescentei o creme de leite com o funghi (nessa hora eu coloquei um pouco mais de creme de leite. Não medi, mas deve ter sido +- 1/2 xícara), juntei também o parmesão ralado…
Enquanto preparava o molho, cozinhei uma massa de qualidade (grano duro de preferência, gente!!). Escolhi um Tagliolini, mas fica delicioso com Penne ou Rigatoni.
Coloquei a massa numa travessa, arrumei o molho por cima e finalizei com bastante queijo pecorino ralado. Decorei com um galhinho de alecrim, mas você pode decorar com Salsinha Purpurina!
Gente, esse molho é uma delícia!! Preparei umas tirinhas de filé para servir com ele, mas sinceramente, nem precisava!
Beijos e até a próxima!