Print Friendly

Olá Pessoal,

Que saudade de vocês!! Nunca pensei que ia sentir tanta falta da minha Cozinha!! Precisei dar essa paradinha para fazer os ajustes no novo blog da Cozinha da Cacau e hoje estou voltando ao batente, com uma receitinha muito especial que aprendi num curso semana passada, no Palato.

Acho que já comentei com vocês que eu a-do-ro arroz né?! Seja ele soltinho,  “al dente”ou tipo “unidos venceremos”, aqui em casa todo mundo é fã do bichinho!!

De tanta paixão por esse grão já experimentei alguns tipos, como agulhinha, parbolizado, arbóreo, carnaroli e até o negro. Uma vez preparei um risoto de arroz negro com camarões e ficou delicioso. Mas isso foi antes da Cacauzinha aqui ter o blog, então fico devendo a vocês essa receitinha especial.

Pois bem, outro dia fui jantar na cafeteria do Palato e ao passar pelo supermercado vi uma pequena gôndola com alguns tipos de arroz Vignola e o anúncio de um curso rápido com arroz Riso Rosso (vermelho), Riso Venere (negro) e o Basmati (que é um arroz indiano). Não tive dúvida, comprei um pacotinho do Rosso e fui fazer minha inscrição no curso. Ahh gente, deixa eu explicar, a inscrição no curso estava vinculada a R$ 60,00 em compras incluindo um produto da Vignola. Cá para nós, precinho super justo, pois os ingredientes usados eram de alta qualidade 😉

 

 

Dia 12, lá estava eu, ansiosa por minha aula. Fui a primeira a chegar e procurei as meninas do marketing, me identifiquei, falei que tinha um blog de receitas e perguntei se elas me permitiam tirar algumas fotos para divulgar pra vocês. Meu pedido foi prontamente atendido por elas. #obrigadagarotas

Quem deu o curso foi o Chef Leonardo. Eu havia conhecido ele na casa da minha comadre Ana, onde junto com a Chef Ana Silva, foram os responsáveis pelo almoço de confraternização de final de ano lá na praia do Saco.

O primeiro prato da noite foi o Arroz Vermelho com Camarões e Panaché de Legumes e você deve ta se perguntando o que danado é “panaché”? Pois bem, minha gente!! Panaché nada mais é do que a “misturinha” de alguns legumes. Segundo o Leonardo, juntou 3 tipos diferentes já é um panaché.

 

 

A receita dada no curso é para uma porção individual e como ninguém vai preparar um prato desse só para uma pessoa eu vou colocar aqui uma receita para 4 a 6 pessoas comerem bem.

ARROZ VERMELHO COM CAMARÕES E PANACHÉ DE LEGUMES

Ingredientes

2 xícaras de arroz vermelho cozido

1 abobrinha cortada em quadradinhos (sem as sementes)

1  de shitake cortado em tiras (+- 200g)

1 bandeja de shimeji separados em pedaços menores (+-200g)

3 dentes de alho bem picadinhos

1 cebola picada bem miudinha

Salsa picadinha para decorar (eu usei “purpurina” de salsinha)

Azeite do oliva o quanto baste

Sal e pimenta-do-reino a gosto

Camarões (calcule uma média de 10 unidades por cabeça, se o camarão for grande, tipo Vila Franca. Usei 45 unidades)

 

Modo de preparo

 

Comece cozinhando o arroz. O Leonardo falou que 120g de arroz corresponde a uma porção individual e que para essa quantidade seriam 300 a 400 ml de água para preparar o arroz escorrido. Pois bem, sabendo o funcionamento da minha cozinha, deixei esse cálculo de lado e coloquei uma panela com água no fogo (no olhômetro mesmo). Quando começou a ferver coloquei uma colher de sobremesa de sal e o arroz.  Sei que algum de vocês estão achando que é muito sal, mas não é não viu?!! O danado do arroz não pega sal de jeito nenhum..rsss

 

 

Enquanto o arroz cozinha (o que leva +- 40 minutos, mas é bom você ir experimentando, de qualquer forma, depois de cozido ele fica meio crocante por causa da casca), vá separando os outros ingredientes. Comece cortando a cebola e o alho bem picadinhos. Depois separe os shitakes, lave-os e corte-os em tiras fininhas. depois lave os shimejis e separe-os em pedaços menores. Pique a abobrinha e escorra o arroz. Quando estiver tudo separado comece o preparo do panaché.

 

 

Numa panela aqueça um pouco de azeite e coloque a cebola e alho para refogar

 

 

Coloque primeiro o legume que necessita de um tempo maior de cocção (cozimento), no nosso caso foi a abobrinha. Misture para que ela pegue gosto.

 

 

Como eu já havia aferventado os camarões e eles já estavam pré-cozidos, coloquei na panela e misturei. Deixei refogar um pouco.

 

 

Coloque agora o shimeji e shitake. Misture um pouco e deixe que tudo cozinhe por uns 10 minutinhos. Coloque um pouco de pimenta-do-reino e acerte o sal. Reserve.

 

 

Em outra panela, coloque um pouco de azeite e o restante da cebola e do alho. Deixe branquear e coloque o arroz já cozido. Misture bem

 

 

 

Agora misture bem o panaché que estava reservado.

 

 

Sirva o arroz quente enfeitado com a salsinha em purpurina ou picadinha, se você preferir!

 

 

Gente, esse prato é delicioso para quando você for receber amigos para um jantar. O arroz vermelho com camarões e panaché de legumes acompanhado de uma saladinha bem caprichada, vai ser sucesso!! :))

 

 

 Gostaram da receita? Posso garantir que é uma delícia!!

Até a próxima