Print Friendly

Filé mignon é uma carne bem molinha e na minha opinião não precisa de muita coisa para ficar gostosa. Ao mesmo tempo, é uma carne que não rende! Vocês já observaram o tanto que ela “encolhe” depois de pronta.

Outro dia, preparei um filé para um jantarzinho aqui em casa, escolhi um bem grandão porque seria um prato único acompanhado de um risoto. Fogão à lenha aceso, aquele fogo lindão e a panela de ferro super quente! Com cuidado, coloquei o filé e deixei fritando. A medida que eu virava, ia percebendo o “encolhimento” do bichinho!! Gente, eu devia ter fotografado pra vocês verem!! Acho que ele encolheu uns 40% do seu tamanho. Aí eu comecei a ficar preocupada se a comida ia dar pra todo mundo. Tudo bem que não rolou só esse filé!! Foram muiiiiitas entradinhas e essa carninha era só para finalizar. Mas vocês sabem como é né?? O marido já começou a falar no meu “pé de ouvido” dizendo que ia faltar comida, daí fui ficando tensa e o jeito foi aumentar o risoto. Mas no final, deu tudo certo e até sobrou uma “tasquinha” do filé!

Nesse dia eu aprendi uma coisa!! Quando vou fazer filé, para um jantar ou almoço, o melhor modo é fazê-lo “picadinho”! Desse modo, ele rende bastate e você pode caprichar no molho!

Hoje a receita é de um picadinho de filé, bem simples e delicioso! Vou colocar a receita para 1kg de filé e aí você aumenta proporcionalmente conforme a quantidade que for usar.

 

PICADINHO DE FILÉ MIGNON

Ingredientes

1kg de filé mignon cortado em cubinhos de aproximadamente 1cm

4 colheres de sopa de óleo

2 dentes de alho

sal e pimenta-do-reino a gosto

1 copo americano de molho inglês

100ml de mostarda de boa qualidade

150ml de catchup de boa qualidade

1 cebola picadinha

Modo de preparo

Corte o filé em cubinhos pequenos e coloque-os num recipiente. Tempere com sal,pimenta-do-reino a gosto, alho e misture o molho inglês. Deixe nessa marinada por 30 minutos.

 

 

Decorrido o tempo, coloque a carne numa peneira e deixe escorrer toda a marinada. Reserve o caldo.

 

 

Numa panela coloque o óleo, deixe esquentar e coloque a cebola para “suar”.

 

 

Coloque pequenas porções de carne e frite-as.

 

 

A medida que vão fritando, retire-as e coloque-as num recipiente. Vá repetindo a operação até que todos os cubinhos estejam prontos.

 

 

Volte com toda a carne para a panela e acrescente o catchup.

 

 

Agora coloque a mostarda.

 

 

Por último coloque o caldo da marinada (aquele que você escorreu na peneira).

 

 

Mexa para que tudo incorpore bem.

 

 

Sirva com um arroz com amêndoas, bem soltinho, batatas ao forno (ou palha, dessas compradas em supermercado) e uma salada bem gostosa. Seu almoço (ou jantar) vai ser um sucesso!!

 

 

Outra idéia bacana é você servir em porções individuais. Faça assim: prepare uma polenta bem gostosa e distribua nos ramequins, por cima coloque o picadinho de filé e polvinhe salsinha picadinha por cima. Fica delicioso!!

 

 

Gostaram?? Beijokas e até a próxima!!