Print Friendly

Que eu sou “fanzona” do Jamie Oliver, todo mundo sabe!! Que ele é meu “muso inspirador” todo mundo também sabe :)! Pois é, com toda essa paixonite pelo “Cozinheiro Super Star”, eu andava doidinha que os produtos com a sua marca chegassem ao nosso mercado. Gennte do céu, e não é que nas minhas andanças pela “city” dei de cara com a linha completa de molhos e azeites do “fofucho” :) !!

 

 

A vontade imediata foi colocar, pelo menos um de cada, no carrinho. Mas aí, tive que me conter!! Olhando cuidadosamente os preços, vi que eram um pouco “apimentados”. Então resolvi experimentá-los aos poucos. O azeite eu exclui, porque trouxe vários tipos da minha viagem a Toscana e tenho que dar gasto neles. Olhei cada vidrinho de molho, cuidadosamente, e a primeira impressão que tive, me pareceu muito bom.  Como acho o molho pesto meio “chatinho” de preparar, preferi testá-lo primeiro. Comprei o vidrinho com 190g de molho por R$ 9,48 e hoje vou experimentá-lo.

Em Roma comi um tagliolini ao pesto com frutos do mar, abobrinha e brócolis, que estava uma delícia! Hoje me inspirei nesse prato para o almoço e vou aproveitar para testar o pesto do Jamie. Dei uma olhadinha na despensa e só tinha penne. No freezer achei um pacotinho de camarão barba roxa e umas lagostinhas congelados. Comecei então o preparo do prato :)

 

 

PENNE AO PESTO COM FRUTOS DO MAR, ABOBRINHA E BRÓCOLIS

Ingredientes

500g de massa de sua preferência (usei penne)

Frutos do mar (camarão, lagosta, lula e polvo. Usei camarão e lagosta, mas você pode fazer só com camarão se preferir)

1 vidrinho de molho pesto do Jamie Oliver

1 abobrinha cortada em quadradinhos, sem sementes

1/2 cabeça de brócolis japonesa separada em pedacinhos menores

Alguns tomates cereja (usei uns 10)

1/2 cebola grande cortada em gomos

2 dentes de alho, inteiros e amassados

Azeite o quanto baste

Sal e pimenta-do-reino à gosto

Modo de preparo

Corte a abobrinha ao meio, retire as sementes e corte-a em quadradinhos.

 

 

Separe as florzinhas do brócolis e arrume tudo na cuscuzeira, para que cozinhem no vapor. Retire do fogo, assim que tudo estiver macio e reserve.

 

 

 

Retire as cascas dos camarões e tempere com sal, pimenta e limão. Dê uma aferventada até que comecem a ficar levemente rosados. Não coloque água porque os camarões soltam um pouco.

 

 

Coloque água com sal para ferver e mergulhe as lagostas por 8 minutos. Retire, deixe esfriar e abra, separando a carne da cauda. Corte-as em pedaços menores.

 

 

Coloque um pouco de azeite numa frigideira, coloque 2 dentes de alho amassados e deixe refogar um pouco. Acrescente os camarões e as lagostinhas cortadas em pedaços menores. Deixe refogar e reserve.

 

 

Numa outra panela, coloque um pouco de azeite e a cebola cortada em gomos. Deixe suar.

 

 

Agora acrescente o brócolis e a abobrinha, que já estão previamente cozidos no vapor e refogue um pouco.

 

 

Junte os tomatinhos cereja, inteiros e misture cuidadosamente. Deixe que refogue mais um pouco, mas tenha cuidado para que eles não desmanchem.

 

 

Junte agora os frutos do mar. Caso você tenha um azeite especial, coloque um pouquinho. Se não tem, coloque um pouco de extra virgem de boa qualidade (isso é importante). Misture com cuidado, desligue o fogo e reserve. Eu aproveitei para usar um pouco do meu azeite ao Tartufo Nero, que comprei em San Gimignano, ele é muito aromático.

 

 

Cozinhe a massa conforme a embalagem.

 

 

Numa panela, esquente o molho pesto com um pouco de azeite.

 

 

Agora escorra a massa e misture bem com o pesto.

 

 

Misture cuidadosamente os frutos do mar que já estavam prontos.

 

 

Sirva imediatamente, bem quentinho!

 

 

Gente, o molho pesto do meu “muso” foi APROVADÍSSIMO!! Você sente os pedacinhos de castanhas, o sabor do manjericão e do azeite, tudo muito suave, uma delícia !! :)

 

 

Se você gosta de pesto e nas suas andanças encontrar esse molhinho na prateleira, pode comprar sem medo :)

 

 Beijokas e até a próxima!