Print Friendly

Se você gosta de cozinhar e vive na internet atrás de novas receitas, certamente ja se deparou com a expressão “legumes branqueados” e “legumes salteados”. Você sabe o que quer dizer isso ?? Pois bem, saiba que algumas técnicas culinárias fazem toda a diferença na preparação de um prato.

Vocês sabem que eu não fiz nenhum curso de gastronomia e tão pouco utilizo as técnicas de um chef profissional, mas confesso que os processos de branquear e saltear, são importantes na preparação dos legumes, excelente acompanhamento para carne, peixe ou frango. Além  de tudo, a comida fica lindona ma mesa, não é mesmo?!

Ultimamente, com a cobrança do meu filho por uma comida mais leve, tenho abusado das saladas e dos legumes salteados. Eles são facílimos de preparar e talvez, algum de vocês, não tenham conhecimento dessas técnicas. Mas não tem problema, afinal ninguém nasce sabendo, não é mesmo?! Então a Cacauzinha vai explicar direitinho o que você tem que fazer para ter legumes saborosos na sua refeição.

Bem gente, BRANQUEAR um alimento nada mais é do que dar um “choque térmico”. O processo se dar da seguinte forma: você retira o alimento da água fervente e imediatamente mergulha-o numa vasilha com água e gelo. Isso mantêm os legumes com a cor vibrante e o processo de cozimento é interrompido. Se você não fizer o branqueamento os legumes ficam “feiosos” porque eles vão murchar, pois continuarão a cozinhar no seu próprio calor.

SALTEAR é uma técnica muito parecida com a fritura. A única diferença é que se usa pouquíssimo óleo e o fogo tem quer bem forte. O alimento é cozido em alta temperatura e em movimentos de vai-e-vem. Esse método preserva melhor o sabor do alimento e distribui a temperatura por igual, deixando-os com uma coloração homogênea.

Agora que você já sabe distinguir essas duas técnicas, vou te dar a minha receita de…

 

 

LEGUMES SALTEADOS

(para 2 pessoas)

Ingredientes

1 mandioquinha descascadas e cortada em palitos
1 cenoura descascada e cortada em palitos
1 abobrinha cortada em palitos
1 punhado de vagens
1 copo americano de ervilhas tortas
2 colheres de sopa de azeite
pimenta moída a gosto
sal a gosto
Modo de preparo
Corte os legumes em palitos (procure cortá-los com o mesmo tamanho).
Coloque uma panela com água para ferver. Quando começar a borbulhar, coloque as cenouras, depois de 1 minuto coloque as abobrinhas e a mandioquinha
 Marque 3 minutos e escorra, mergulhando-as em seguida, na vasilha com água e gelo. Deixe por alguns minutos e escorra. Ahh, coloquei as ervilhas em outra panelinha, e com 5 minutos de fervura, escorri e fiz o mesmo processo.
Numa frigideira coloque o azeite e comece salteando as vagens (que devem estar cruas).
Coloque o restante dos legumes que já estão pré-cozidos. Comece a salteá-los, num movimento de vai-e-vem, até que todos estejam bem envolvidos no azeite.
Acerte o sal (aproveitei para temperar com meu sal de ervas), a pimenta-do-reino e  coloque mais um fiozinho de azeite. Sirva seus legumes salteados como acompanhamento de carne, peixe ou frango. Eles ficam com a cor vibrante e super  crocantes, uma delícia!

Gostaram da dica?? Agora seus legumes ficaram lindos e saborosos!!! Até a próxima!