Eu ADORO Carpaccio, e vocês? Sempre que vou a um restaurante gosto de pedir como entrada, acompanhado de torradas ou pão italiano.
Diante dessa paixão, fiquei curiosa para saber quem criou essa receita deliciosa com padaços de carne finamente laminados e para minha surpresa descobri que o Carpaccio surgiu por acaso, num beco perto da Piazza San Marco, em Veneza, mas precisamente no Harry’s Bar, de Giuseppe Ciprianni.
Nada fez tanto sucesso no bar, quanto as finíssimas lâminas de carne regadas com molho de mostarda, servidas à condessa Amália Nani Moncenigo, para curar-lhe de uma grave anemia, já que a carne crua era rica em ferro. Pois é gente, a receita de Giuseppe virou sucesso absoluto e o nome foi escolhido porque na época, estava havendo uma exposição do pintor renascentista Vittore Carpaccio, que usava luminosos tons de vermelho em suas telas, o que lembrava a cor da carne crua. O Harry’s Bar funciona até hoje e serve o carpaccio com a receita original de Giuseppe.
O tempo passou e atualmente o termo “Carpaccio” se refere a pratos servidos com os alimentos finamente fatiados e nos cardápios dos melhores restaurantes não é difícil você encontrar Carpaccio de peixes, frutos do mar, legumes, frutas e queijos, servidos com os mais variados tipos de molhos. Aqui ente nós, o mais popular é o feito com azeite, mostarda, limão, alcaparras, sal e pimenta, polvilhado com lascas de parmesão.
Em 1980, Giuseppe faleceu e seu filho Arrigo, assumiu o Bar, mantendo a decoração e o cardápio intactos. Por isso, quem for a Veneza poderá degustar, naquela mesma ruazinha tranquila, o delicioso carpaccio criado por Giuseppe.
Pois bem gente boa, depois dessa aula sobre “cultura culinária” a Cacauzinha resolveu inovar e preparar um delicioso…
CARPACCIO DE TOMATES COM MOLHO PESTO
Peguei um tomate caqui, lavei, cortei em fatias finas, retirei as sementes e arrumei numa travessa…
Reguei com azeite de excelente qualidade…
Coloquei um pouco de molho pesto do “muso” Jamie Oliver (lembram que fiz um Penne ao Pesto? tinha sobrado um pouco e aproveitei para usar)…
Com um fatiador, tirei umas lascas de queijo Pecorino, coloquei um pouco de alcaparras e finalizei meu Carpaccio. Ficou uma delícia!!
Dica da Cacau: Está com viagem programada à Veneza? Então não deixe de ir ao Harry’s Bar, na Calle Vallaresso nº 1232 e pedir o Carpaccio do Giuseppe. Não pretende ir a Veneza? Então vou te dar receita do Carpaccio, anota aí direitinho, hein?!
Ingredientes:– 300 gr de lombo paulista; – 60 ml de maionese; – 2 colheres de sopa de creme de leite; – 1 colher de sopa de mostarda; – 1 colher de chá de molho inglês; – Tabasco; – Sal a gosto; – Rúcula; – Queijo parmesão
Preparo:
– Coloque a carne no congelador. Corte em lâminas muito finas;
– Misture maionese, creme de leite, mostarda, molho inglês – até obter creme homogêneo;
– Tempere com sal e tabasco;
– Arrume a carne em prato de vidro, colocando no centro o molho. Decore com folhas de rúcula e lâminas de queijo parmesão.
E aí gente, que tal vocês criarem um Carpaccio bem gostoso e depois em contar como ficou?? Vou adorar as sugestões!!
Adorei essa idéia. Simples, saudável e delicioso!!
Ahh Vera é uma delícia!! Não quero mais saber de fazer pesto em casa, o do Jamie virou meu queridinho
Cacau adorei a receita … Mais gostaria descaber sobre esse. Molho pesto , bjs
Sheyla,
Eu tenho usado o molho pesto do Jamie Oliver, já vem pronto e é uma delícia!
Bjoss
Eu particularmente não gosto de carpaccio, mas, esse de tomate com certeza sim. Já meu marido como um bom Itáliano, ama carpaccio. Nada com carne crua eu nen me atrevo a provar, já vou dizendo que não gosto. Como por ex: presunto de parma, e meu marido fica louco sem entender como eu posso rejeitar uma das especialidade mais apreciadas pelos Itálianos rs Claudia, já vi que vc aprecia bastante a culinária Itáliana? gostei muito mesmo desse espaço, pois vi que as receitas são bem praticas. Como sou pessima na cozinha, não tenho paciência para receitas muito complicadas…abração
Ahhh Nany…vc não gosta de carpaccio…de prosciutto?? Vou “torcer o seu pescoço “, menina?? rsssss!! Eu sou apaixonada pela Itália, e tudo que está ligado a ela…principalmente a culinária. Minha vó era italiana e cresci entre muita massa. Ano passado fui Milão, Veneza, Padova, Verona, firenze, fiz toda a toscana, Roma…desci a té Trecchina e Maratéa (terra da família), na costa da Basilicata. Ano que vem pretendo voltar…fazer o Piemonte e a Sicilia. Voltei com a bagagem cheia de temperos e vinhos, e encantada com a simplicidade e sabor da cozinha italiana!
Quanto as minhas receitas do blog, são simples…vc consegue preparar qualquer uma…não tenho dúvidas! E se tiver…é só me chamar! 😉
bjoss
Cacau, adoro ver suas receitas , pois gosto muito de cozinhar , juntar as amigas na minha casa, gostaria de pedir duas receitas , tinha e perdi. uma é carne louca, é uma carne que serve gelada,não é cozida , e a outra é uma beringela para comer com dorradas(aperetivo )obrigada .
Olá Edilma, vc pesquisou aqui no blog? tem uma receita de carne louca e tb uma de berinjela. Dá uma olhadinha!
Bjos