Print Friendly

Tudo bem que a páscoa já passou faz tempo, mas para mim o bacalhau é um prato para ser apreciado em qualquer época do ano. Se não fosse pelo preço bem ” salgadinho”  eu prepararia ele toda semana aqui na minha casa. Antigamente eu ia pelo preço, via um bacalhau baratinho e comprava. Chegava em casa era um trabalhão para dessalgá-lo, tirar as espinhas e prepará-lo de modo que ficasse gostoso. Nem sempre o marido curtia o prato. Como ele prefere aquele filé alto de bacalhau do Porto, eu optei em prepará-lo menos vezes, mas comprar apenas bacalhau com qualidade. Aquele desfiado, só pra fazer bolinho!!

Semana passada comprei uma caixa com 1kg bacalhau do Porto com uma “altura” razoável e o melhor, já vem dessalgado! Cá para nós, facilita muiiiiito esse bacalhau que já vem sem sal, pronto para o uso, não é gente?! Acho um saco aquela história de ficar trocando a água do bichinho para ele perder o sal.

Na sexta-feira, meu almoço foi aquela saladinha ao pesto que vocês viram ontem (por sinal deliciosa), então aproveitei para agradar o marido e preparei um bacalhau do jeitinho que ele gosta. Que aprender??

 

 

BACALHAU PRENSADO NA CASTANHA COM BATATAS

 

Calcule um pedaço de bacalhau para cada pessoa. Coloque mais um ou dois extras, caso tenha algum guloso na sua mesa…rsss!! Meu marido é guloso gente!!  Ele reclama que por causa do blog ele tem comido mais do que o que deve. Então, para ele não reclamar, preparei só um pedaço, mas acho que ele gostaria que eu tivesse preparado dois!! :)

Primeiro, descasque uma batata inglesa (ou mais, de acordo com a quantidade de bacalhau que você vai preparar), corte em rodelas largas (com +- 2cm de largura) e coloque em água fervente com um pouco de sal, por 5 minutos. Escorra e reserve…

Limpe o bacalhau, que já deve estar dessalgado e retire as espinhas…

 

 

Numa frigideira, coloque um fio de azeite e deixe esquentar bem…

 

 

Acomode o bacalhau e deixe selar rapidamente (+- 2 min de cada lado)…

 

 

Vire e deixe que o couro dê uma leve douradinha…

 

 

Retire o bacalhau da frigideira e acomode ele num refratário…

 

 

Gente, o ideal é você já comprar aquele pacotinho de castanhas trituradas, mas eu esqueci :( ! Então peguei um pouco de castanha de caju sem sal e fui picando na ponta da faca. Se você olhar direitinho vai ver que não ficou bonito (ficaria mais com a outra), mas ficou uma delícia viu?! ;)

Então agora, pegue um pouco de castanha triturada e prense no bacalhau. Descasque um dente de alho,  fatie em lâminas bem finas e coloque por cima…

 

 

Arrume as batatas em rodelas, ao redor do bacalhau…

 

 

Corte tirinhas finas de pimentão verde, vermelho e amarelo, e coloque por cima…

 

 

Corte umas rodelas bem fininhas de cebola e arrume por cima, coloque também algumas azeitonas pretas e depois regue com BASTANTE azeite, de boa qualidade, faça-me o favor!!

 

 

Leve ao forno pré-aquecido em 220graus por 20 minutos e sirva a seguir…

 

 

O maridinho ADOROU o almoço e disse que estava melhor que comida de restaurante. Também né, foi feito com amor ;)

 

 

Gostaram? Beijinhos e até a próxima!