Print Friendly

Na nossa viagem a Itália, o primeiro plano era fazer a Toscana e descer à Roma, passando primeiro por Milão e Veneza. Como estávamos de carro (e o bom da viagem é isso!) fomos adaptando o roteiro conforme nossos interesses. Olhando o mapa, vi que Verona estava bem ali, perto de nós e desviamos até lá. Para mim foi uma grata surpresa :) ! AMEI!! A cidade me encantou desde o primeiro momento: é super limpa, toda plana, muita gente bonita e um “cheirinho” de amor no ar, afinal é a cidade de Romeu e Julieta!

 

 

A mais intrigante história de amor aconteceu nessa cidadezinha italiana. “Romeu e Julieta” eram dois jovens apaixonados, cujo amor foi  destinado a destruição. Agora eu me pergunto, porquê uma história tão trágica deu origem a uma sobremesa tão popular? Acho que quando falamos em Romeu e Julieta automaticamente associamos à “perfeição”. Se você encontra um casal apaixonado, você pensa… parece “Romeu e Julieta”, não é mesmo?! É o amor perfeito, apesar de trágico!

Assim é a sobremesa. A combinação perfeita do doce com o salgado! A mais popular entre nós é o “casamento” do doce da goiabada com o salgado do queijo! E é essa a que meu marido mais adora! :)

Outro dia, a Chef Júlia Martins, de BH, postou em sua página no Facebook, uma combinação diferente do tradicional Romeu e Julieta: ela usou mangada, no lugar da goiabada. Gente, eu tive o prazer de conviver com a Júlia (e toda sua família) por alguns anos, quando minha filha morou em BH. Cheguei a provar algumas das delícias preparada por ela, inclusive os doces fabricados por sua mãe, Sônia Martins, na fazenda da família, em Ponte Nova (MG). É a melhor mangada e a melhor goiabada que já comi na vida! Estava morrendo de saudades daquelas delícias, quando soube de um portador que vinha de lá para Maceió, aí tratei de encomendar duas latinhas de doce e guardo elas com chave de ouro, Só sirvo em grandes ocasiões…rssss!

 

 

Olha só a textura dessa goiabada, simplesmente maravilhosa!!

 

 

Já que estamos falando de “combinação perfeita”, de Romeu e Julieta, e de amor, tratei de separar dois refratários pequenos em forma de coração para montar as sobremesas. Preenchi cada metade dos corações com o queijo amolecido e as outras metades com o doce. O meu com mangada e o dele com goiabada…

 

 

Abri um saquinho de pistache e retirei eles da casca…

 

 

Piquei grosseiramente e cobri a “emenda” do doce com o queijo. Levei ao forno quente por 10 minutinhos…

 

 

Servi imediatamente!!

 

 

Ahhh, o marido adorou e eu também :p !

 

 

Em agosto minha filha vai a BH e eu vou tratar de encomendar meus docinhos. Se você também quiser preparar essa delícia é só ligar para a Sônia (31 3286-2121), ela despacha para todo o Brasil :)

Beijos e até a próxima!