Print Friendly

Aniversário de criança me lembra docinhos. Ahhh, os docinhos!! Dependendo do aniversário a mesa de doces é uma verdadeira produção com uma variedade enorme de sabores. Mas eu me amarro mesmo naqueles docinhos tradicionais.

Quem não lembra dos beijinhos de coco, dos cajuzinhos de amendoim, dos olhos de sogra com ameixa e dos lindos moranguinhos?

Falando em moranguinhos, lembrei dos que a minha amiga Ana Verônica  faz. São os melhores! Cremoso e com o leve sabor do coco, era o doce tradicional nas festas da sua casa. Todos do mesmo tamanho, passados no açúcar cristal bem branquinho e com as folhinhas verdes, feitas de crepom, era uma verdadeira delícia e ela distribuía a receita para as amigas, sempre que solicitada.

Aberta a temporada de aniversários infantis na família, lembrei dos tais doces que a minha amiga fazia. Procurei minha receita e não achei. Liguei para Ana e novamente, ela me passou. Dessa vez fiz uma “releitura” (os chefs já gostam dessa palavra, não é mesmo? E eu de metida tou usando também, rsss) dos moranguinhos tradicionais. Deixei ele mais cremoso, coloquei em copinhos e enfeitei com folhinhas de boldo.

 

 

MORANGUINHO NO COPINHO

Ingredientes

1 lata de leite condensado

1 lata de leite de coco (use a mesma como medida). O leite de coco tem que ser fresco, não pode ser o de garrafa. Retire o leite bem grosso.

3 folhas de gelatina vermelha (sem sabor). Não pode ser a gelatina em pó, pois não dá o ponto

1 colher de chá (rasa) de margarina

Granulado para enfeitar

Modo de preparo

Retire o leite do coco assim: Coloque uma lata de água no liquidificador, junte o coco seco fresco ralado e bata bastante. Passe numa peneira e retire o primeiro leite, depois passe por outra peneira bem fininha e coe. O leite deve ser “limpo”, sem nenhum pedacinho de coco.

Hidrate as folhas de gelatina assim: coloque água numa vasilha e distribua as folhas de gelatina (eu cortei as minhas em 3 pedaços cada uma) de modo que todas fiquem bem molhadas…

 

 

Coloque uma panelinha com um pouquinho de água no fogo (marque num copo 1 dedo de água) e esquente, mas não deixe ferver. Quando começar a formar as bolinhas desligue o fogo. Retire as folhas de gelatina da água e esprema…

 

 

Coloque a gelatina na panelinha com água quente e mexa até que esteja COMPLETAMENTE dissolvida…

 

 

Numa panela, coloque o leite condensado, o leite de coco, a gelatina dissolvida e a margarina. Misture e leve ao fogo…

 

 

Mexa sem parar até engrossar e virar um creme…

 

 

 

Rendeu 450ml de creme (19 copinhos)…

 

 

Coloquei o creme nos copinhos e decorei com granulado vermelho…

 

 

Enfeitei com folhinhas de boldo, mas você pode usar a imaginação e decorar com outros tipos de folhas…

 

 

Ficou lindo e super gostoso!

 

 

Hummmm….

 

 

 

E você, me diz qual o seu docinho preferido?