Print Friendly

Todo churrasco tem que ter um bom vinagrete, não é mesmo?? E como aqui em casa, uma vez na semana, rola um churasquinho eu fico variando esse molhinho atrás de novos sabores. O preferido da galera é um feito só com cebolas e cachaça. Isso mesmo, viu minha gente… CACHAÇA! Sei que vocês devem achar que eu sou a maior “pinguça” né? Mas já aviso aos desavisados que eu não bebo nadica de nada, mas adooooro o sabor que o álcool dá a comida :).

Voltando ao meu vinagretezinho, o bom é que ele não vai bem só com churrasco. Com um peixinho frito ele fica perfeito. Cá pra nós, aquela posta de peixe frito bem lindona, toda trabalhada nas rodelas de tomates e cebola, não é uma delícia?? ahhh, eu também acho ;)! Pois eu preparei ele hoje, para acompanhar umas postas de “galo do alto” (vocês conhecem esse peixe? Delicioso, carne bem branca e molhadinha. Podem comprar sem medo).

Ele pode ser feito com antecedência e guardado na geladeira, e se sobrar, serve pra comer no outro dia perfeitamente!

 

 

VINAGRETE DE CEBOLA NA CACHAÇA

Ingredientes

2 cebolas cortadas grosseiramente (ou em gomos, se você preferir)

1 dose de cachaça

2 colheres de sopa de água

1/2 xícara de azeite extra virgem

1 colher de chá de orégano desidratado

sal e pimenta-do-reino à gosto

Modo de preparo

Corte as cebolas e coloque numa vasilha. Cubra com água e deixe de molho por uns 20 minutos.

 

 

Numa vasilha coloque o azeite, a água, o sal e a pimenta-do-reino, misture e reserve. Eu usei uma cachaça de boa qualidade, mas você pode usar aquela pinga comum.

 

 

 

Escorra a cebola e regue com a cachaça.

 

 

Misture agora o azeite que já está temperado.

 

 

Misture tudo muito bem.

 

 

Arrume o vinagrete numa louça e deixe descansar por meia hora, no mínimo, antes de servir.

 

 

Hoje, o meu vinagrete serviu de acompanhamento para um peixe frito. Acreditam que no meu prato tem apenas 1/4 da posta do peixe?? Era um “galo do alto” de 15 kg e as postas tinham em media 38cm de uma ponta a outra. E não é história de pescador não, viu gente??

 

 

Agora a Cacauzinha vai dar uma DICA preciosa! Se você NÃO GOSTA ou NÃO PODE ingerir bebida alcoólica SUBSTITUA a cachaça por 1/2 XÍCARA DE LEITE. Pois ele tem a mesma função da cachaça, que é CORTAR A ACIDEZ da cebola. Fica uma delícia também, posso garantir!

Beijinhos e até breve!