Print Friendly

Vocês já comeram uma massa “al cacao”? Como a maioria de vocês, eu também nunca tinha provado essa iguaria. Apesar de ter visto muitos tipos de massas com esse sabor para vender, na Toscana, não tive coragem de desembolsar alguns euros e adquirir um pacotinho. Todas as lojinhas que eu entrava, olhava para os ” bichinhos” e acabava deixando eles por lá.

Nas minhas andanças encontrei num supermercado, uma gôndola com algumas massas diferentes (até comprei para o dia dos namorados uma “al tartufo”) e lá estava o de cacao. Quando minha filha pediu que fizesse uma coisinha bem gostosa para ela, lembrei da tal massa e fui correndo comprar. Na dúvida do sabor que ele tinha, comprei outra massa artesanal, para garantir que o jantar não fosse um fiasco…:) :)

 

 

Gente, eu não fotografei todas as etapas desse prato porque me inspirei no SPAGHETTINI À PRIMAVERA que fiz semana passada. Apenas acrescentei lulas e cogumelos haritake e shimeji, à massa. Se você der uma olhadinha lá, vai ver exatamente como eu fiz. Aqui vou mostrar rapidinho como preparei.

Usei dois tipos de cogumelos, o shimeji e o haritake, que é um cogumelo cor de salmão. Confesso que comprei mais pela beleza e pelo fato de nunca ter usado ele em minha Cozinha. Mas, sinceramente, gostei muito não! Esse aqui é o haritake…

 

 

Cortei os cogumelos em pedaços menores e reservei. Temperei os camarões e os anéis de lula com sal, pimenta-do-reino e umas gotinhas de limão, depois grelhei tudo e reservei.

 

 

Cortei a cenoura e a abobrinha bem fininha. Coloquei azeite numa panela, deixei esquentar e espremi um dente de alho dentro. Refoguei um pouco, juntei os legumes e deixei saltear.

 

 

Coloquei uma colher de manteiga e acrescentei os cogumelos. Acertei o sal e coloquei um pouco de pimenta-do-reino.

 

 

Misturei tudo e deixei cozinhar um pouco. Coloquei 150ml de vinho branco seco, o suco de 1/2 limão siciliano e as raspas dessa metade.

 

 

Deixei evaporar o álcool e juntei os camarões e os anéis de lulas.

 

 

Por último, acrescentei creme de leite fresco, mexi para incorporar e reservei, enquanto a massa cozinhava. Minha filha tem uma panela ótima para cozinhar massa e dá para cozinhar até dois tipos diferentes.

 

 

Dividi o molho em duas panelas. Retirei a massa do fogo e deixei escorrer o excesso de água. Coloquei as massas no molho..

 

 

E com dois garfos fui misturando para que toda ela ficasse envolta no molho.

 

 

Arrumei as massas nas travessas e servi. Coloquei ao lado uma porção de parmesão ralado grosso, para a finalização do prato.

 

 

 

Depois da salada, fiz um pratinho com o Tagliatteli al cacao…

 

 

Bem gente, a massa é uma delícia! Não é adocicada, como eu imaginava que fosse. Lembra de longe, uma massa integral. Valeu a pena ter pago pouco mais de R$ 25,00 pelo pacotinho com 250g. Mas sinceramente, gostei mais da “al tartufo” que é da mesma marca.

 

 Beijokas e até a próxima!