Print Friendly

Almoçar em casa é um luxo que nós, aqui de casa, ainda podemos ter e é um momento que a gente se reúne para conversar. Por isso eu gosto de caprichar no preparo dessa refeição.

É engraçado como a maioria das pessoas tem negligenciado com as suas refeições, não é mesmo? A correria do dia-a-dia é grande e o trânsito infernal na maioria das cidades dificulta a ida até em casa, para um almoço em família. Por isso me considero uma privilegiada por ainda conseguir reunir minha família nos almoços diários e adoro proporcionar a todos uma refeição bem caprichada, preparada com muito carinho.

Pois bem, minha gente! A receita de hoje é simples mas com a maior cara (e sabor) de comida francesa. :)

 

 

MEDALHÃO DE FILÉ AO MALBEC

Ingredientes

500g de “miolo”  do filé mignon

Sal e pimenta do reino a gosto

Azeite de oliva

Para o molho

1/2 cebola roxa cortada bem miudinha ( o menor que você conseguir)
6 grãos de pimenta do reino inteiros (eu usei pimenta verde)
1/2 xícara de vinho tinto
1 xícara de caldo de carne (de preferência 0% de gordura)
1 colher de sobremesa (rasa) de mostarda Dijon
Sal a gosto (mas prove antes, porque talvez não precise)
1/2 colher (chá) manteiga sem sal
1/2 colher (chá) farinha de trigo
Modo de preparo
Gente, a minha técnica de cortar o medalhões é assim: eu limpo toda a carne, corto em “rodelas” com mais ou menos dois dedos de largura e amarro um cordão para manter a forma arredondada. Mas o Bruno, um amigo de Brasília que é Chef e dono do Restaurante Veloce, me deu a dica de enrolar o filé, bem apertadinho, num filme de pvc, levar ao freezer por 30 minutos e depois cortar os medalhões…

 

 

Fiz tudo direitinho conforme meu amigo ensinou, mas confesso que fiquei com medo de na hora de grelhar  os meus medalhões prederem a forma. Recorri então ao meu cordãozinho culinário e amarrei todos, para que não perdessem a forma (No meu curso de gastronomia vou aprender direitinho a fazer isso e prometo que ensino  a vocês, ok?!).

 

 

Temperei com sal e pimenta do reino, levei uma frigideira ao fogo e coloquei um fio de azeite. Acomodei os medalhões e comecei a grelhá-los…

 

 

Depois de ums 4 minutos, virei o lado…

 

Em seguida comecei a grelhar os lados dos medalhões…
Quando todos estavam prontos, arrumei numa travessa, cobri com papel alumínio para que se mantivessem aquecidos e comecei a preparar o molho.  Na mesma panela adicionei um pouquinho de azeite (pouquinho mesmo) e refoguei a cebola com a pimenta…
Acrescentei o vinho, deglacei o fundo da panela e deixe reduzir um pouco…
Juntei o caldo de carne e deixei reduzir 1/3.
Adicionei a mostarda. Ao invés de colocar uma colher de sobremesa de mostarda, coloquei 1 de sopa bem cheia, Mas quando você for preparar coloque APENAS 1 de sobremesa, porque senão o molho perde aquela cor do vinho (você vai ver que o meu ficou mais claro)…
Mexi para incorporar e deixei apurar um pouco. Provei os temperos e não precisou de sal…
Fiz uma mistura da manteiga com a farinha, na mão e acrescentei ao molho, misturei bem até obter a consistência desejada (essa misturinha dá brilho e vai encorpar o molho).
Coe e sirva sobre o filé. Eu não coei porque meu marido adora cebola.
Servi os medalhões assim: enformei uma porção de arroz, branqueei uns aspargos frescos, depois salteei no azeite e fiz uma “caminha”, acomodei os medalhões em cima e preparei umas batatas gratinadas e umas cebolinhas carameladas…
Você pode preparar esse filé inteiro, depois fatiá-lo bem fininho e preparar uma quantidade maior de molho. Outra coisa, eu usei o vinho Malbec porque eu estava com uma garrafa aberta desse vinho na geladeira, mas você pode usar um cabernet sauvignon, ou até mesmo um vinho daqueles mais baratinhos, sem problema nenhum. Ahhh e a carne não precisa ser filé…um bifinho de alcatra com esse molhinho vai deixar seu almoço super chik. :) :)
Você quer ver mais receitas gostosas de filé? Então dá uma olhada nessa, nessa e nessa também!
Esse mês teremos sorteio no blog. Quer participar? Então entre aqui e deixe uma mensagem com seu nome e seu e-mail. Boa sorte :)
Beijinhos e até a próxima!