Print Friendly

Se você tem uns camarões dando “bobeira” no seu freezer e quer arrasar num almoço (ou jantar) sem ter muito trabalho nem sujar muitas panelas o Camarão à Provençal é o prato ideal. A receita é fácil, rápida e enche os olhos de qualquer pessoa… além de ter um perfume e um sabor maravilhosos!!! Se o seu convidado não for alérgico à camarões pode fazer que você vai arrasar! :)

Todas as vezes que você ver numa receita, ou num cardápio de algum restaurante, o nome ” à provençal” saiba que dois ingredientes são cruciais no preparo do prato: o alho e o azeite. E sabem porquê? Porque eles são abundantes na Provence, região no sul da França, banhada pelo mediterrâneo.

Quem acompanha o blog desde o início sabe qual é o meu cálculo para a quantidade de camarões por pessoa, mas de qualquer forma vou falar novamente para que os novos leitores também fiquem sabendo. Quando uso camarões grandes (tipo VF) faço o cálculo de 12 unidades para o almoço e de 10 para o jantar, por pessoa. Gente, esse cálculo é feito numa base média e posso garantir que não vai faltar camarões para seus convidados e ninguém vai sair com fome.

 

 

CAMARÃO À PROVENÇAL

Ingredientes

30 camarões grandes (tipo Vila Franca)

3 dentes de alho ralados

azeite o quanto baste

1 colher de sopa de manteiga

1 colher de sopa de ervas de Provence (também conhecida como ervas finas).

1 colher de sopa de salsinha picada bem miudinha

Modo de preparo

Descasque e trate os camarões, depois tempere com sal e pimenta do reino, e reserve por 30 minutos para que pegue gosto do tempero. Numa panela coloque um pouco de azeite, deixe esquentar um pouco e acrescente a manteiga…

 

 

Coloque o alho, mexa e distribua os camarões por toda a panela…

 

 

Deixe que os camarões cozinhem por alguns minutos e vire-os do outro lado…

 

 

Quando os camarões estiverem mudando de cor, mas ainda molhadinhos, acrescente as ervas finas…

 

 

Misture bem e deixe que cozinhem mais um pouco. Em seguida coloque a salsinha e misture…

 

 

Não deixe que os camarões fiquem ressecados. Prove e se estiverem cozidos e tenros, desliguei o fogo, enfeite e sirva!

 

 

Uma dica, é você retirar os camarões depois de prontos e mantê-los aquecidos. Depois pegar uma porção de arroz já pronto e colocar na mesma panela que preparou os camarões e misturá-lo com a manteiga de ervas que ficou na panela. Sirva esse arroz com o camarão à provençal, fica uma delícia.

Mas eu fiz diferente e servi os camarões com meu risoto de gorgonzola :)

 

 

 

Se vocês procurarem receitas de camarão à provençal aqui na net vão ver que a quantidade de alho é bem maior do que a que usei. Eu e meu marido não somos muito chegados ao alho, uso apenas para temperar a comida, mas se você gosta de caprichar no sabor do bichinho, vai fundo e não esqueça de colocar um Listerine no banheiro porque seus convidados vão ficar com o mair bafo…eheheh!!

Ahh gente, outras receitas de camarão você vai encontrar aqui, aqui e aqui.

Já estão participando do sorteio de aniversário do Blog? Ainda não?? Entrem aqui e participem! :) :)  Beijos e até breve!