Print Friendly

Existe coisa melhor do que uma receita rápida e gostosa? Às vezes, acordo e fico na cama procurando um prato rápido para preparar no almoço. Alguma coisa que não me tome muito tempo à beira do fogão.

Foi justamente isso que aconteceu no almoço de ontem. Lembrei que tinha salmão no freezer e precisava de um prato rápido, pois saí para resolver uns problemas. Acertei em cheio na escolha do meu prato, que foi inspirado no blog ” Com uma pitada de açúcar” e em 10 minutinhos preparei tudo. Deixei pronto e quando voltei foi só colocar no forno por 20 minutos e esperar assar. Quer coisa melhor que isso?

 

 

SALMÃO AO MOLHO DE MEL E LIMÃO

 

Ingredientes

1/4 xícara de suco de limão
Raspas da casca de 1 limão (usei o siciliano)
3 colheres de sopa de mel
2 colheres de sopa de coentro picadinho
3 colheres de chá de molho de soja
2 colher de sopa de azeite de oliva
4 porções de filé de salmão (ou 4 postas)
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo
Tempere os pedaços de salmão com sal e pimenta-do-reino e reserve…
Retire as raspas do limão com cuidado para não pegar a parte branca da casca. A melhor maneira de você retirar cascas de laranja e limão é usando o zester, pois ele retira apenas a primeira camada da casca, bem fininha…
Junte o suco do limão…
Agora coloque o mel…
Depois o shoyu…
Depois, o azeite…
Misture tudo muito bem. Agora acomode o salmão num refratário e cubra com o molho…
Cubra com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido por uns 20 minutos. Depois desse tempo, retire o papel, regue com o molho e deixe por mais 5 minutos. Para acompanhar prepare umas batatas assadas, assim:
Coloque água para ferver. Quando estiver em ponto de fervura coloque as batatas (com casca) e deixe cozinhar por 10 minutos…
Cuidado para elas não cozinharem demais. Elas devem ficar como se fosse “al dente” :) ! Com uma faca vá fatiando a batata, sem chegar até o final para não desprender as rodelas…elas devem ficar presas embaixo. Coloque as batatas num refratário e regue com azeite, molhando entre as fatias…
Coloque galhinhos de alecrim fresco entre algumas fatias da batata…
Leve ao forno até que as batatas assem e terminem o cozimento. Enquanto o salmão e as batatas estão no forno. Faça uma saladinha de tomates cereja. Corte eles ao meio e tempere com azeite, sal e um pouquinho de vinagre…
Retirei o salmão e as batatas do forno e servi imediatamente…
Gente, esse prato é perfeito para aqueles dias em que você não quer realmente enfrentar as panelas…
Esse salmãozinho já está na minha “to do list” 😉 :)
Outras receitas de salmão, tão gostosas quanto essa, você encontra aqui, aqui e aqui!
Beijokas e até a próxima!