Print Friendly

A minha intenção era ter ficado em Gravatá (para quem não conhece, é uma cidadezinha serrana de Pernambuco) até segunda-feira. Queria aproveitar o feriado inteiro, mas aí como as coisas andam meio atrapalhadas por aqui, resolvi voltar antes.

Adoro cidade de interior, ainda mais quando essa cidade é na serra e a temperatura nessa época do ano chega aos 18 graus durante a noite, o que é um “gelo” para os nordestinos. No sábado pela manhã fui à feira! Nossa!! Feira de interior é tudo de bom, não é mesmo?! Os produtos são baratinhos e de qualidade. Fiz a feira da semana com R$ 24,00 :) :) … Comprei tomates lindos a 1 real…isso mesmo…1 realzinho o quilo!! Ahhh…se fosse mais perto eu ia lá toda semana!!

Quem me segue no Instagram já viu tudo que comprei por lá! Até um tal de “caralamu” (não é o cará, heim!) eu trouxe e vou mostrar para vocês essa semana ainda! O bichinho é feio, mas é gostoso :) :)

Vocês já sabem que comecei a fazer gastronomia agora, né gente?!! Então tenho feito muitas pesquisas na net e decobri um blog bem legal de gastronomia…o Com uma pitada de Açúcar. Essa receitinha foi de lá!

 

FILÉ AU POIVRE (Filé ao Molho de Pimenta)

Ingredientes
1 filé mignom cortado em medalhões e amarrados para não perder a forma
1 colher de sopa de pimentas variadas (branca, preta e rosa). Eu usei apenas a verde e a preta, pois eram as que tinha em casa
1 xícara de vinho tinto
Sal e pimenta-do-reino a gosto
1 xícara de caldo de carne
1 xícara de creme de leite fresco
1 colher de sobremesa de manteiga
Modo de preparo
Deixe as pimentas de molho no vinho tinto e reserve…
 Corte o filé em medalhões, amarre-os para não perder a forma e tempere-os com sal e pimenta-do-reino a gosto…
Numa frigideira aquecida, coloque um pouco de azeite e uma colher de sopa de manteiga egrelhe os filés de ambos os lados até atingir o ponto de sua preferência.
Quando os medalhões estiverem no ponto desejado, retire da frigideira e mantenha-o aquecido…
Na mesma frigideira, coloque o vinho sem as pimentas e deglaceie o fundo.
Acrescente o com o caldo de carne e deixe ferver até que reduza 2/3 da quantidade.
Acrescente as sementes na panela junto com o creme de leite.
Mexa para incorporar e deixe reduzir pela metade…
Acrescente uma colher de sobremesa de manteiga e mexa até que derreta por completo…

 

Sirva imediatamente sobre os filés!

 

 

Servi meu filé au poivre com um delicioso arroz branco preparado com um fundo de legumes e também branqueei e salteei umas vagens…

Gente, vocês podem substituir o filé mignon, por outra carne de primeira. Um contra-filé, uma maminha ou fraldinha com esse molho também fica uma delicia. Se você não tiver o mix de pimentas, coloca só a do reino (preta) que já fica legal. O importante é você variar as refeições da sua casa com comidas fáceis e gostosas.
Para acompanhar o filé au poivre tomamos um delicioso vinho Bordeaux!
Ahh…você esqueceu a diferença entre branquear e saltear? É só você dar uma lida aqui, que você vai lembrar como é simples!
Outras receitas de filé você encontra aqui, aqui e aqui!
Beijinhos e até breve com mais uma delícia da Cacau!