Print Friendly

Olá pessoal..

Hoje tenho uma receitinha deliciosa para quem gosta de uma boa sobremesa. Primeiro, quero pedir desculpas a você por causa das fotos. Fiz a sobremesa no sábado passado, a noite e a iluminação era amarelada, o que deixou as fotos meio esquisitinhas…rsss!!

Pois bem…o primeiro dia de aula esse semestre foi uma mostra gastronômica e o professor Thiago preparou um risoto de limão siciliano e uma pêra ao vinho com sorvete de canela. Eu adoro esses pratos..eles são minha pedida sempre que vou ao Four Bistrô! Como meu marido é doidinho por uma pêra, eu tratei de tentar reproduzir essa sobremesa deliciosa que o professor preparou. Eu sempre preparo as pêras com vinho tinto e sirvo com sorvete de creme. Essas são cozidas no vinho branco com canela, o que deixa elas com a cor e o sabor bem diferente.

Quem acompanha o blog a muito tempo já percebeu que eu sou  a “rainha” do improviso!! Se não tenho determinado ingrediente trato logo de dar um jeito de substituí-lo. Nesse caso, a primeira dificuldade era a distância! Viajei para Gravatá na sexta e era lá que eu ia preparar essa sobremesa. Pensei em comprar um pote de sorvete de canela na Bali e levar numa caixa térmica, mas certamente chegaria descongelado. Conversando com a Jane, uma amiga da faculdade, falei da dificuldade que teria em encontrar o tal sorvete por lá e ela então me sugeriu fazer uma mistura de canela em pó com o sorvete de creme.

Lembrei então que eu já fiz uma mistura semelhante, quando preparei meu sorvete de manjericão e usei como base o sorvete de creme! Assim que cheguei em Gravatá, tratei de preparar o meu “genérico” do sorvete de canela.  :)

 

 

PERAS AO VINHO COM SORVETE DE CANELA 

Ingredientes

5 a 6 pêras portuguesas (aquelas amarelinhas e pequenas)

2 1/2 xícaras de vinho branco seco

1 xícara de açúcar

5 paus de canela (pequenos)

1 litro de sorvete de canela

Modo de preparo

 

Me desculpem, mas eu esqueci de fotografar o preparo do sorvete :(  , mas vou explicar direitinho e vocês vão ver como é fácil! Comprei uma caixa de um bom sorvete de creme (daquele bem cremoso) e coloquei a metade da caixa no liquidificador (aproximadamente 1 litro). Depois coloquei a canela em pó. Eu não quantifiquei, pessoal!! Mas foram aproximadamente umas 5 a 6 colheres de sopa. Então sugiro que você vá colocando a canela aos poucos, batendo e provando, até chegar ao seu paladar ideal. Depois derrame essa mistura num depósito e leve ao freezer até endurecer novamente.

Comece a preparar as pêras. Primeiro passo é cortar a base para que ela fique ” em pé”, depois vá retirando a casca (bem fininha) e procure manter o cabinho! Arrume-as numa panela…

 

 

Coloque o vinho, o açúcar e as canelas em pau e leve ao fogo baixo…

 

 

Vai começar a levantar fervura. Deixe que elas cozinhem lentamente por aproximadamente 40 minutos. De vez em quando dê uma virada nelas, para que todos os lados cozinhem por igual…

 

 

Quando a calda ficar um pouco consistente e as peras estiverem cozidas e molinhas, desligue o fogo e reserve…

 

 

Lembre-se que a calda fica mais consistente a medida que vai esfriando. Na hora de servir, esquente as pêras e distribua cada uma num pratinho, coloque duas bolas de sorvete de canela e regue com a calda quente. Sirva imediatamente!!

 

 

Se por um acaso, onde você mora, é fácil encontrar sorvete de canela…ótimo!! Se você tem uma sorveteira e consegue fazer o sorvete em casa…maravilha!! Mas se você não tiver nenhuma das duas opções, não se desespere! Compre o sorvete de creme e faça essa mistura. Eu GARANTO, fica delicioso e ninguém vai perceber que o danado foi improvisado :) !

 

 

Gennnte do céu…esse post saiu o Ó, não foi?! As fotos estão feinhas, não fotografei o preparo do sorvete nem quantifiquei direito so ingrediente….affff!! Não sei onde eu estava com a cabeça….mas é só isso que tenho pra vocês no momento!

Prometo que em breve…muito breve…eu vou repetir essa receita e preparar um post bem legal para substituir esse…tá bem??!

Mas eu posso garantir a vocês que essa pêra, é deliciosa e vale vocês testarem a receita. Qualquer dúvida é só me perguntar…ok?!

A outra pêra que preparei você vai encontrar a receita completa aqui!

 

Beijinhos e até a próxima!