Print Friendly

Olá pessoal, andei sumidinha não foi?!! Semana passada não consegui manter o blog atualizado todos os dias :( ! Muita coisa na faculdade para estudar e muita coisa em casa para dar conta! Passei dois dias tentando achar um modo de ter sempre receitas novas para mostrar a vocês e cheguei e conclusão que só me resta o final de semana para cozinhar e ter sempre novidades aqui no blog.

Para começar a semana firme e forte no regime e manter o propósito de começar a perder uns quilinhos nada melhor do que preparar uma salada deliciosa com bastante vegetais cozidos e crus, pedaços de atum, ovos cozidos e uma fruta para agregar sabor, tudo isso regado com um molho delicioso!

O mais legal dessa salada é que ela pode ser servida tanto como acompanhamento como prato principal, além de ter um visual lindo ela é super nutritiva e muito fácil de preparar!

 

 

MIX DE FOLHAS COM FIGOS E CUBOS DE ATUM

Ingredientes para a salada
Alface crespa verde e roxa (você pode usar o tipo de alface que mais gostar. Eu usei a crespa roxa e a americana. Fica ótima com alface baby)
2 tomates
3 ovos
Vagem francesa (+- uma mão cheia)
2 filés de atum (eu usei em conserva)
Folhas frescas de manjericão
Fleur de Sal (se você tiver, pois é perfeitamente dispensável)
Ingredientes para o Molho
1 colher de sopa de mostarda Dijon
2 colheres de sopa de vinho tinto
6 colheres (chá) de azeite de oliva
1/4 colher (chá) de sal
Pimenta do reino a gosto
1 colher de chá de mel
Modo de preparo
Coloque água em uma panela e leve ao fogo, quando começar a ferver coloque os ovos e deixe cozinhar por 12 minutos. Retire os ovos da panela e deixe esfriar, descasque e reserve. Enquanto isso, em outra panela cozinhe as vagens francesas até ficarem al dente. Retire os vegetais da água fervente e imediatamente transfira as vagens para uma tigela com água gelada (com cubos de gelo), isso ajudará que as vagens não percam a cor e também interrompa o cozimento (lembram o nome desse processo?? Chama “branqueamento” e eu já ensinei bem direitinho aqui).
Lave bem e higienize as folhas de alface, acomode-as no prato que você vai servir a salada (eu arrumei as folhas da alface roxa por baixo, inteiras, e preenchi todo o meio com as folhas da americanas “rasgadas” à mão)…
Corte os tomates, os figos e os ovos no formato desejado e distribua por cima (cortei em meia-lua)…
Distribua agora o restante dos ingredientes da salada: as vagens, os cubos de atum  e salpique um pouco de flor de sal. Essa etapa fica de acordo com sua imaginação, você pode servir todos juntos como eu fiz, ou separados. De um lado as folhas, do outro os tomates, depois as vagens, os figos, os ovos e assim por diante.
Para o molho, misture bem todos os ingredientes, coloque numa molheira e sirva com a salada…
Viu como é fácil?? Saladinha simples e deliciosa!
Você pode incrementar sua salada colocando azeitonas pretas sem caroço (eu não coloquei porque só tinha com caroço) e também cubos de batata inglesa cozido e filezinhos de anchovas. Sua salada virar uma verdadeira salada Niçoise :)

Como eu adoro um “croc” na salada tratei de colocar um pouco de castanhas carameladas por cima!

 

Beijinho com o desejo de uma semana maravilhosa para todos vocês!