Print Friendly

O tempo é implacável e quando a idade chega não tem como evitar…começa uma dor aqui, outra ali…e por aí vai, quando você menos espera tá fazendo maratona pelos consultórios médicos, porque não consegue se levantar sem sentir uma fisgada em algum lugar do corpo.

Lembro quando eu dormia “em cima de um saco de batatas” e acordava novinha em folha. Hoje eu estranho o colchão, travesseiro e se brincar, daqui a pouco vou estranhar até os lençóis. Tendinite?? Essa já virou minha “amiga-irmã”…se eu fizer um esforcinho a mais ela encosta e aí já viu né?! Domingo eu estava preparando uma postagem e precisei pegar o Ipad que estava ao lado…gennnte, meu pescoço travou!! Senti uma fisgada que repuxou tudo e o resultado, adivinhem??? Isso mesmo…um lindo torcicolo! Cheguei a conclusão que meus 48 anos estão gritando…imagine aos 60!! ai ai ai

Mas vamos deixar esse assunto de doença de lado, não é mesmo?! Afinal vocês vieram aqui pra aprender uma comidinha gostosa ou pra conversar lorota?? :)

Como eu estava com uns belos camarões frescos e queria fazer um prato bem gostoso para mostrar a vocês, chamei meus compadres para uma farrinha na Cozinha da Cacau! A idéia do que fazer foi imediata ao lembrar da minha mostarda de ervas finas que estava na geladeira. Flambar com contreau foi um impulso para trazer um pouco mais de “ação” a minha cozinha…mas o fato é que deu um sabor todo especial ao prato.

Acendi meu fogão à lenha, arrumei tudo bem bonitinho, enfeitei a mesa com uns “verdinhos” (aprendi isso com a Priscila, do Anfitriã…hahah).

 

 

Preparei umas entradinhas e fiz umas torradas deliciosas (vou colocar a receita dela aqui, em breve). Abri um Brunello de Montalcino, safra 2004 e o para completar a noite, a lua reinava absoluta no céu iluminando nosso jantar!

 

 

Apesar do prato ter sido pouco elaborado, posso afirmar que foi um belo e pelo jantar. Foi tudo o que eu precisava….mesmo com pouco tempo para cozinhar. Foi esse prato que fez o meu dia melhor!

CAMARÃO FLAMBADO AO MOLHO CREMOSO DE ERVAS FINAS

 

Ingredientes

40 camarões VF limpos e tratados (vocês já sabem o meu cálculo para camarões, não é?)

Suco de 1 limão siciliano

1/4 de xícara de azeite de oliva

sal e pimenta-do-reino a gosto

1 cálice de contreau

Para o molho

1/2 cebola roxa bem picadinha (em brunoise)

1 e 1/2 colher de mostarda de ervas finas

1 xícara de caldo de camarão ou de legumes (usei de legumes)

1 xícara de creme de leite fresco

2 colheres de sopa de azeite de oliva

Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

 

Para acompanhar esse prato eu preparei um penne al nero de seppia, conforme manda a embalagem…

 

Comece temperando os camarões com o sal, azeite, pimenta, o suco do limão e deixe repousar por alguns minutos. Aqueça bem uma frigideira e coloque os camarões e deixe cozinhar por 5 minutos. Reserve…

 

Coloque o contreau e vire um pouco a frigideira em direção ao fogo para que o álcool queime (ou faça como eu…acenda um fósforo e

e jogue dentro imediatamente). Deixe queimar todo o álcool e reserve os camarões…

 

 

Numa outra frigideira, aqueça o azeite e refogue a cebola…

 

 

Coloque a mostarda e misture com a cebola…

 

 

Deixe reduzir pela metade e acrescente o creme de leite…

 

 

Mexa para incorporar, acerte o sal e a pimenta. Coe e volte com o molho para a panela…

 

 

Acrescente os camarões e a massa. Misture tudo muito bem para que toda a massa pegue o sabor do molho…

 

 

Sirva imediatamente, com umas lascas de parmesão (usei parmigiano reggiano)…

 

 

Você pode fazer esse camarão e servir o penne tradicional, um farfalle, uma massa longa…ou ainda com um delicioso arroz com amêndoas e umas batatas gratinadas.

 

 

Todo mundo adorou e o prato foi super elogiado. Podem reproduzi-lo sem medo!! :)

Outros pratos com camarão você encontra aqui, aqui e aqui!

 

Beijinhos e até amanhã com mais uma receitinha deliciosa da Cacau!