Print Friendly

No último sábado, quando recebi meus compadres para jantar, quis preparar algo que agradasse ao meu maridinho e principalmente aos convidados. Apesar disso ser quase impossível, pois quem conhece o meu compadre sabe o quanto ele é enjoado para comer. Pare ele a comida tem que ser o básico do básico e eu vivo falando que ele tem que abrir a mente e o paladar, e pelo menos, provar novos sabores…mas o danado é resistente pra caramba! :(  Já a comadre, é uma beleza!! Come de tudo e o melhor…gosta de tudo! :)

Como o jantarzinho foi bem íntimo e informal, tentei fazer um conjunto harmônico, para que nossa reuniãozinha fosse, além de agradável, uma ótima experiência em termos de comida e bebida. Depois do camarão flambado ao molho de mostarda e ervas, servi de sobremesa um crème brulée delicioso, que foi o sucesso da noite!

CRÈME BRULÉE

Ingredientes

500g creme de leite fresco

1 vagem de baunilha

130g de açúcar

6 colheres de chá de açúcar (separe para polvilhar)

6 gemas

Modo de preparo

Para quem não conhece o crème brulée é preparado com a fava da baunilha…

 

 

Com a ponta da faca abra a baunilha de uma ponta a outra (eu dividi a baunilha ao meio para facilitar a raspagem das sementes)…

 

 

Com a ponta da faca raspe bem todas as sementes que ficam dentro da fava…

 

 

Coloque o creme de leite numa panela e junte as sementes que você raspou e também a fava. Leve ao fogo para esquentar, sem deixar que ferva…

 

 

Enquanto isso, coloque as gemas numa vasilha…

 

 

Junte o açúcar e comece a bater com um fouet…

 

 

Bata até que fique um creme claro e fofo…

 

 

Retire a fava da panela e junte o creme de leite quente às gemas, aos poucos, mexendo sempre para que as gemas não cozinhem…

 

 

 

Coloque o creme final numa jarra e vá enchendo os ramequins (a quantidade rendeu 8 porções)…

 

 

Esquente um pouco de água e coloque na assadeira, para que o crème brulée cozinhe em banho-maria por 40 minutos (lembre cada forno varia, e o melhor é você fazer o teste do palitinho)…

 

 

Depois de decorrido o tempo, retire do forno e deixe os crèmes esfriar…

 

 

Na hora de servir, polvilhe açúcar por cima de cada um deles (se for comer no outro dia, embale cada um com papel filme e leve a geladeira)…

 

 

Passe o massarico até que todo o açúcar esteja queimado e o crème fique caramelado…

 

 

 

O crème brulée ficou suave, com leve sabor das baunilha e o charme das suas sementinhas…

 

 

Lembram dos couves asiáticos (comestíveis) que comprei antes de ir para Gravatá? Olha como ainda estão lindos!! Aproveitei e coloquei na mesa para completar os meus “verdinhos”  :)

 

 

Outras receitas de sobremesa você encontra aqui, aqui e aqui!

 

Beijinhos e até a próxima!