Print Friendly

Êbaaa!! Feriadão chegou…que maravilha!! Alguns de vocês vão aproveitar para viajar e ficar longe das panelas, outros vão descansar em casa e aproveitar para preparar em casa e umas comidinhas mais elaboradas, já que durante a semana o tempo é corrido. Eu também vou “descansar” esses dias. Estou na praia do Saco da Pedra, na casa da minha comadre, e aqui, praia é sinônimo de comilança! A Cacauzinha  recebeu o recado: teremos filé na sexta e bacalhau no sábado, para o almoço…e para o jantar, camarão na sexta e pizza no sábado. Minha função é, colocar os “miolos” para funcionar e preparar algo bem gostoso com esses ingredientes :). Vou caprichar e semana que vem teremos muita coisa boa rolando por aqui!

Antes de começar o meu descanso vou deixar pra vocês uma receitinha simples e super gostosa para quem gosta de comida nordestina. Vocês viram o risoto nordestino que preparei, né? Pois bem, servi ele com um filé de carne do sol recheado com queijo coalho e crisp de couve. Ficou divino e não deu pra quem quis! :)

FILÉ DE CARNE DO SOL COM CRISP DE COUVE

Ingredientes

1 filé de carne do sol (usei somente a metade)

Queijo coalho

Azeite

1 litro de leite

Manteiga de garrafa

20 folhas de couve

 

Modo de preparo

 

Coloque a carne do sol (já limpa) numa vasilha e cubra com o leite. Tampe e deixe na geladeira de um dia para o outro, para que ela dessalgue…

 

 

Com uma faca bem amolada, abra o filé ao meio, mas tenha cuidado para não separar as bandas. Corte um pedaço de queijo coalho e arrume no centro…

 

 

Amarre a carne com cordão culinário (se não tiver use do comum), formando um “rolo” para que o queijo fique totalmente dentro…

 

 

 

Coloque um pouco de azeite (coloquei um fiozinho apenas) na frigideira e uma colher de manteiga de garrafa e frite a carne…

 

 

Enquanto a carne fica pronta, prepare o crisp de couve. Lave bem todas as folhas, retire o talo central e arrume uma sobre a outra….

 

 

Enrole bem apertada até formar um rolo…

 

 

Corte as rodelinhas de couve bem finas…

 

 

Saudades de quando minha filha morava em BH e eu já encontrava o saco de couve a mineira pronto nos supermercados! Esquente um pouco de óleo e vá fritando a couve em pequenas porções, até que esteja crocante. É um processo muito rápido! Retire do óleo e coloque para secar no papel toalha…

 

 

Arrume o filé numa travessa e distribua a couve ao redor. Sirva imediatamente!

 

 

Enquanto eu preparava a couve, o filé tostou um pouquinho…rsss…mas nada que comprometesse o seu sabor! 😉

Servi a carne do sol recheada com o risoto nordestino…combinação perfeita!

 

Beijos e um excelente feriado a todos! Segunda-feira vejo vocês por aqui!