Print Friendly

Uma das melhores coisas é você ter boas lembranças de lugares por onde você passou, não é mesmo? Principalmente quando esse lugar fez você ter as melhores experiências gastronômicas da sua vida!

Nem todos vocês sabem, mas minha filha morou em BH. Ela formou em Engenharia de Alimentos e fez pós na FDC. Esse tempo de formação durou exatos 7 anos e nesse período eu tive tempo de bater os 4 cantos de Minas e me apaixonar perdidamente por aquela terra. Quando ela veio embora, transferida para Recife, eu deixei um pouquinho do meu coração por lá. Desmontar nosso apartamento, lá na rua Ceará (ali onde fica a Mabel Magalhães), foi um dos dias mais tristes pra mim e só me alegrava o fato dela estar vindo para perto de nós, pois Recife é um “pulo” daqui!

Nossa distração quando eu ia visitá-la era oraganizar viagens de fim de semana. E foi desse jeito que conheci e me apaixonei pela culinária mineira. Foram vocês, mineirinhos…que despertaram em mim o gosto pelas panelas ! :)

Dentre todas as cidades que passei, é Tiradentes que me traz as mais belas lembranças. A primeira vez ali, no inverno de 2004, foi uma experiência única, e desde então voltei todos os anos. A cada ida, uma nova pousada…novos restaurantes! Theatro da Villa, Atrás da Matriz, Viradas do Lago, Santíssima Gula…foram tantos…mas um em especial me marcou…o TRAGALUZ!

O restaurante é lindo, a comida é maravilhosa, e as sobremesas então…sem se fala! A goiabada cascão, prensada na castanha, em cama de requeijão, servida com um sorvete de goiaba, simplesmente divino…marcou minha lembrança gastronômica para sempre! :)

Saímos do restaurante quase 1h da madrugada. Imagine essa rua coberta por neblina, mal se vendo a luz dos lampiões e a temperatura em torno dos 8 graus…

 

 

O salão principal, todo decorado com o belíssimo artesanato mineiro…

 

 

E a sobremesa deliciosa que comi…

 

 

Desde esse dia, eu e minha comadre começamos a copiar essa delícia e servir nas nossas reuniões. Domingo eu aproveitei para servi-la de uma maneira diferente.  Quer ver como ficou?

 

 

 

 

ROMEU E JULIETA À MODA DO TRAGALUZ

 

Não vou colocar a quantidade dos ingredientes porque você vai fazer de acordo com o número de pessoas que você vai servir. Amoleça um pouco de goiabada cascão, com o pouco de água até que ela derreta. Eu usei a minha goiabada da Lata, genuinamente mineira, e quem for de BH pode comprar pelo telefone (31) 3286-2121. Mantenha aquecida. Coloque requeijão no fundo de uma taça e reserve…

 

 

Numa frigideira coloque um pouquinho de manteiga e frite um pouco de castanha picadinha…

 

 

Coloque a goiabada bem quente por cima do requeijão…

 

 

Depois cubra com a castanha frita….e finalize com uma bolinha de sorvete de nata/goiaga (ou outro de sua preferência). Enfeite com uma folhinha de hortelã e sirva imediatamente…

 

 

Gente, vocês não tem noção de como essa sobremesa é deliciosa! A goiabada quente, derrete o requeijão…a castanha dá uma crocância e o sorvete realça o sabor com o choque da temperatura. Perfeito!!

 

 

Agora me diz….não deu vontade de experimentar essa delícia?

 

 

Outras sobremesas, igualmente deliciosas você encontra aqui, aqui e aqui!

 

Beijinhos e até a próxima!