Print Friendly

Olá pessoal, antes de qualquer coisa quer me desculpar com vocês pela ausência do blog por tantos dias. Depois de uma semana praticamente apresentando trabalhos todos os dias, emendei com a semana de provas…e estou quase perdendo o juízo! O que parecia moleza na época de colégio, hoje está um bicho de sete cabeças e as bactéria, vírus e reações químicas já não “grudam” mais no meu juízo!

Mesmo tendo que estudar, resolvi almoçar em casa e preparar uma coisinha bem gostosa para você! Quando eu estou com pressa e sem muito tempo para preparar uma coisa mais elaborada, eu sempre vou de camarão! Acho fácil e prático inventar alguma coisa com os bichinhos, além de agradar a todos por ser muito gostoso.

Eu estava com saudades de comer o arroz negro. Fui a um supermercado bacaninha, que tem aqui perto de casa, comprar o creme de leite fresco, que havia esquecido e me deparei com uma caixinha de arroz negro da La Pastina, não resisti…seria um acompanhamento perfeito para meus camarõezinhos que eu ia preparar com um molho delicado, usando o açafrão que a minha amiga Jane  me trouxe recentemente de presente, de uma viagem à Hungria.

Confesso para vocês que o almoço ficou delicioso e até com cara de restaurante, não acham?

 

 

CAMARÃO COM AÇAFRÃO

(4 pessoas)

Ingredientes

40 camarões grandes VF

1/2 cebola roxa bem picadinha

1/2 colher de sopa de manteiga

1 xícara de creme de leite fresco

6 estigmas de açafrão

Sal a gosto

Para o ARROZ NEGRO

1 xícara de arroz negro

1/2 cebola roxa bem picadinha

1 colher de sopa de óleo de canola

4 xícaras de água fervente

Sal a gosto

Modo de preparo

Para quem não conhece o arroz negro é esse! De acordo com a caixinha da La Pastina , o arroz negro é originário da China e tem sido cultivado há mais de 4 mil anos. Já foi chamado de “Arroz Proibido” – pois só podia ser consumido pelo Imperador, restando aos pobres mortais, apenas a sua produção. Um arroz de grão curto e levemente arredondado, com sabor e aroma de castanhas, levemente amanteigado e coloração preta – é também um arroz selvagem e, portanto, bem mais “duro” que o arroz branco comum. O arroz negro tem 20% a mais de proteína, 30% a mais de fibra, menos gordura e menor valor calórico mesmo que o arroz integral. Muito apreciado pelos gourmets e de quebra, ainda tem tem fama de ser afrodisíaco (obaa!!) :) :) :)

Comece preparando o arroz. Refogue a cebola com o óleo e junte o arroz. Dê uma refogada…

 

 

Coloque a água fervente e deixe cozinhar até que esteja macio (lembre que ele é um grão mais duro, e consequentemente demora um pouco mais para cozinhar). Quando estiver cozido, escorra e mantenha aquecido (eu sempre coloco numa cuscuzeira)…

 

 

Limpe os camarões, tempere com sal e pimenta-do-reino. Coloque um pouco de manteiga em uma frigideira grande e arrume os camarões. Tempere com sal e pimenta do reino. Vire os camarões e repita o procedimento. O camarão só deve ser frito levemente.

 

 

 

Agora prepare o molho. Numa panelinha, doure a cebola na manteiga…

 

 

Coloque o açafrão (eu coloquei um pouco mais, pois esse que ganhei não é daqueles fininhos)…

 

 

Coloque o creme de leite fresco e misture bem. Junte aos camarões, misture e deixe em fogo baixo até reduzir e encorpar…

 

 

Preparei também umas batatas sauté. Descasquei e cortei em rodelas grossas, duas batatinhas. Deixei que cozinhassem até ficarem macias, depois coloquei um pouco de manteiga numa frigideira e dei uma leve fritada nelas.

 

Montei os pratos assim…

 

 

Esse prato ficou tão saboroso, que vocês não imaginam!! Vou te contar uma coisa…ficou digno de restaurante…e dos bons… heim!!

 

 

Ahh gente, lembram da carne de sol?? hoje retirei elas do sal!! Dá uma olhada…

 

 

Minha impressão foi a seguinte: A que ficou na geladeira e levou menos sal, juntou mais água, ela não ficou muito desidratada e você consegue sentir a maciez da carne. A que ficou totalmente coberta de sal, não juntou tanta água, ela ficou bastante desidratada e consequentemente mais durinha.  Amanhã vou deixá-la imersa no leite, para perder o sal e vou prepará-la para o almoço da terça. Depois conto a vocês o resultado! :)

 

Beijinhos e uma excelente semana para todos!!