Print Friendly

Quem passa pela minha Cozinha diariamente, já percebeu que eu não preparo muitos pratos com frango. Se você me perguntar o porquê,  eu nem sei dizer, já que meu marido e meu filho são doidos por uma “penosa”…rsss! Por isso mesmo, escolhi a “bichinha” para abrir o nosso almoço da semana. A receita é simples, não tem mistério algum, o único segredo é deixá-la imersa na marinada por, no mínimo 8 horas, sendo o ideal, de um dia para o outro.

Hoje, acordei com uma mensagem da minha secretária, dizendo que só vinha trabalhar na terça, pois não tinha com quem deixar o filho. Isso quase aborta o meu franguinho e a idéia de sair para almoçar fora me veio logo a cabeça. Mas o que eu ia fazer com o danadinho, que estava desde ontem, atolado na marinada?? Cronometrei tudo direitinho, calculei que antes das 11 da manhã eu já estaria em casa (depois da prova somos liberados) e já saí para a faculdade deixando a penosinha toda arrumada no refratário…pronta para ir ao forno. O acompanhamento foi pobrinho…arroz branco e uns tomatinhos de forno que eu esqueci de colocar no prato e fotografá-lo! :)

 

 

FRANGO AO FORNO COM VINHO E ERVAS

 

Ingredientes para a marinada

1 xícara de vinho branco seco
1 xícara de caldo de frango caseiro (usei um cubinho Vitalie)
Tomilho fresco a gosto (usei um pouco do tomilho seco, pois meu pezinho morreu)
Alecrim fresco a gosto
1 cebola roxa grande cortada em 8 pedaços
4 dentes de alho inteiros, amassados e com a casca
1/2 colher (chá) de gengibre em pó
Raspas da casca de 1 limão siciliano
Grãos de pimenta rosa a gosto
Sal a gosto
Pedaços de frango (coxa, sobre-coxa e peito)
1 xícara de cogumelos paris cortados ao meio
Manteiga para pincelar
Modo de preparo
Limpe bem o frango e retire o excesso de gordura, mas mantenha a pele! Passe limão ou vinagre para limpar aquela “gosma”, leve bem e deixe escorrer. Com um garfo, faça uns furos pela carne e tempere com um pouco de sal e pimenta-do-reino…

Numa vasilha misture todos os ingredientes da marinada…

 

 

Misture a marinada ao frango e coloque tudo num saco próprio, amarre e deixe na geladeira, por no mínimo 8 horas, mas o ideal é que fique de um dia para o outro submersa nesse molho. Se você não tiver um saco para marinadas, não esquente, deixe num depósito com tampa, mas tenha cuidado para que o líquido cubra toda a carne…

 

 

Decorrido o tempo, arrume todo o frango num refratário, coloque os pedaços de cebola e o alho, por fim derrame por cima, a metade do caldo da marinada (coloquei um pouco mais da metade)…

 

 

Pré-aqueça o forno em 200º por 20 minutos e coloque o frango. Passado 40 minutos, retire o frango, distribua os cogumelos e pincele bastante manteiga por todo o frango. Eu esqueci de tirar a manteiga da geladeira e o jeito foi colocar uns cubinhos por cima do frango e deixar ele ir derretendo…

 

 

Volte com o frango ao forno, até que esteja dourado. Se você preparar o frango numa assadeira, dá para você deglaçar o fundo colocando um pouco de vinho e raspar toda a crosta que se formou. Deixe reduzir e tomar consistência até formar um delicioso molho. Como eu estava sem secretária, servi do jeitinho que estava…

 

 

Servi o meu franguinho com um arroz branco bem gostoso e um tomate confitado, que eu esqueci de colocar no prato e fotografar. Sorte que fotografei antes de ir para o forno e depois que tirei do forno. Ahh gente, usei o tomate holandês, que é bem docinho!

 

 

 

Meu franguinho ficou deliciosamente macio, com um leve sabor de ervas…

 

 

Foi sucesso e não sobrou nenhum pedacinho para contar história. Pena que não coloquei o tomate no prato para deixá-lo mais bonito…rss!

 

 

Tem dias que a única coisa que me deixa feliz, é uma boa comidinha caseira! Um franguinho assado, uma carne de panela, uma farofinha de manteiga…hummmmm!! Comida que lembre a casa de mãe, entendem? Dou um valor imenso a esse tipo de comida caseira e me pergunto se algo pode ser melhor que um prato de comida assim, simples e super delicioso!!

Gostaram??

Beijinhos em todos os que passam pela minha Cozinha e até a próxima!!