Print Friendly

Eu gosto muito do arroz negro e muita gente tem me perguntado como eu preparo, já que ele é um arroz…quase integral, digamos assim!

De acordo com a caixinha da La Pastina, o arroz negro é originário da China e tem sido cultivado há mais de 4 mil anos. Já foi chamado de “Arroz Proibido”, pois só podia ser consumido pelo Imperador. Um arroz de grão curto e levemente arredondado, com sabor e aroma de castanhas, levemente amanteigado e coloração preta, É também um arroz selvagem e, portanto, bem mais “duro” que o arroz branco comum. O arroz negro tem 20% a mais de proteína, 30% a mais de fibra, menos gordura e menor valor calórico mesmo que o arroz integral. Muito apreciado pelos gourmets e de quebra, tem fama de ser afrodisíaco! uauuu!! 😉

 

 

ARROZ NEGRO

Ingredientes

2 xícaras de arroz negro
1 cebola pequena
1 colher (sopa) de manteiga
3/4 xícara de vodka
Caldo de legumes
Sal

Modo de preparo

Utilizei um processo intermediário ao do preparo de um risoto e o de um arroz comum. Como o grão é bastante resistente ao cozimento, deixei o arroz de molho por cerca de 2 horas antes de preparar. Reserve a água (preta como piche!) e a utilize para dissolver o caldo de legumes. Mantenha esse caldo aquecido e numa outra panela, doure a cebola num fio de azeite e refogue o arroz por alguns minutos, selando-o levemente…

 

 

Acrescente a vodka (ou vinho branco, se preferir) e deixe evaporar completamente, mexendo sempre…

 

 

Acrescente duas conchas de caldo (o suficiente para cobrir o arroz) e tampe a panela. Repita este procedimento até que o arroz esteja al dente…

 

 

Desligue o fogo e junte a manteiga (é ela que dá brilho ao arroz). Deixe a panela fechada para o arroz secar. Verifique o sal e sirva imediatamente…

 

 

O arroz fica crocante e soltinho, uma delícia! Eu adoro, e você?

Ahh pessoal, uma dica é você usar o caldo de acordo com o prato que o arroz vai acompanhar. Se você for servir camarão, use caldo de camarão, se for carne…use o caldo de carne! Lá na praia não tinha o de camarão, daí usei o de legumes, que é bem neutro!

Beijokas e um excelente fim de semana a todos vocês!