Eu gosto muito do arroz negro e muita gente tem me perguntado como eu preparo, já que ele é um arroz…quase integral, digamos assim!
De acordo com a caixinha da La Pastina, o arroz negro é originário da China e tem sido cultivado há mais de 4 mil anos. Já foi chamado de “Arroz Proibido”, pois só podia ser consumido pelo Imperador. Um arroz de grão curto e levemente arredondado, com sabor e aroma de castanhas, levemente amanteigado e coloração preta, É também um arroz selvagem e, portanto, bem mais “duro” que o arroz branco comum. O arroz negro tem 20% a mais de proteína, 30% a mais de fibra, menos gordura e menor valor calórico mesmo que o arroz integral. Muito apreciado pelos gourmets e de quebra, tem fama de ser afrodisíaco! uauuu!! 😉
ARROZ NEGRO
Ingredientes
Modo de preparo
Utilizei um processo intermediário ao do preparo de um risoto e o de um arroz comum. Como o grão é bastante resistente ao cozimento, deixei o arroz de molho por cerca de 2 horas antes de preparar. Reserve a água (preta como piche!) e a utilize para dissolver o caldo de legumes. Mantenha esse caldo aquecido e numa outra panela, doure a cebola num fio de azeite e refogue o arroz por alguns minutos, selando-o levemente…
Acrescente a vodka (ou vinho branco, se preferir) e deixe evaporar completamente, mexendo sempre…
Acrescente duas conchas de caldo (o suficiente para cobrir o arroz) e tampe a panela. Repita este procedimento até que o arroz esteja al dente…
Desligue o fogo e junte a manteiga (é ela que dá brilho ao arroz). Deixe a panela fechada para o arroz secar. Verifique o sal e sirva imediatamente…
O arroz fica crocante e soltinho, uma delícia! Eu adoro, e você?
Ahh pessoal, uma dica é você usar o caldo de acordo com o prato que o arroz vai acompanhar. Se você for servir camarão, use caldo de camarão, se for carne…use o caldo de carne! Lá na praia não tinha o de camarão, daí usei o de legumes, que é bem neutro!
Beijokas e um excelente fim de semana a todos vocês!
Adorei sua receita de arroz negro Cacau!
Parabéns pelo capricho na apresentação do post.
Um abraço.
Astrid Annabelle
Obrigada Astrid!! Fico feliz que você tenha gostado da receita…espero vê-la outras vezes em minha Cozinha
Beijoss
Como vc prepara os aspargos Cacau? Bjao!
Coloco sal apenas na finalização Tallita
beijoss
Bom dia! Adorei essa dica do arroz negro vou fazer,deve ser magnifico adorei.. beijos dá uma passada lá no meu site tmb naturebalife.com abraços..
Olá Vanessa…arroz negro é uma delícia! Vou passar no seu site para conhecer! 😉
Bjoss
Adorei esta receita e também a do risoto de parmesão. Você é muito linda e muito caprichosa nos seus posts. Amo pessoa que se dedica ao que faz e você é uma delas. Beijos e obrigada!
Laura, querida! Muitíssimo obrigada pelas suas palavras! É um prazer enorme tê-la em minha Cozinha!
Beijoss
Cacau queria fazer um arroz negro com frango xadrez. Combina legal? Poderia me dar uma dica de salada para acompanhar?
Adorei sua receita de arroz negro, e já estou indo para a cozinha prepará-lo. Gostaria de aprender com você a preparar alcachofras!!!
Obrigada!!!
Olá Marilza, aqui no site tem uma receita deliciosa de alcachofra!..Dá uma olhada no menu Acompanhamento ou Entrada…deve estar por lá 😉
beijoss
Gosto muito do seu blog,me ajuda demais nas minhas traquinagens culinárias , mas os pontos fortes das receitas , são o passo a passo e as fotos que , em algumas receitas não aparecem , como nesta do arroz negro , por exemplo!!!
Olá Eduardo, td bem? è um prazer tê-lo em minha Cozinha!
Pois é, algumas fotos foram perdidas qd o site foi hakeado. A empresa que administra está tentanto recuperar sempre que me avisam da falta delas. Inclusive vou avisar sobre o arroz negro.
Abs
Gostaria de saber quais acompanhamentos combinam com arroz negro… nunca experimentei mas meu marido gosta de novidades….rrsrsrs na culinaria
Olá Renata,
É um prazer tê-la em minha Cozinha! Novidades são sempre bem bindas, né? rsss
Vc pode servir o arroz negro acompanhando qualquer tipo de prato, seja ele carne, peixe, carneiro, frango, camarão…solte a imaginação e prepare algo bem gostoso e sirva acompanhado de arroz negro. Ele é um arroz mais “durinho” diferente do nosso arroz branco.
Beijoss
Parabéns pelo seu site, é muito bom. Você acha que dá para fazer uma paella com arroz negro?
Olá Patrícia, eu acho que não fica bom. O arroz negro vai deixar os outros ingredientes escuros, além de ser um grão mais duro, o que vai levar muito tempo pra cozinhar!
Bjos
Sensacional!! Amei essa receita de arroz negro.
Muito obrigada. Bjsss
Ola amigo….ontem tomei um baile com o Risoto negro. Foram 2hs de cozinhando e nada de o grão ficar mole…passei carão em um jantar…..
Agora vi uns postes….deixar de molho….cozinhar na panela de pressão …dentre outros
Olá Edmilson! Realmente não sei o que aconteceu com seu arroz. Quando uso esse arroz ele sempre cozinha. Demora um pouco mais que o arbóreo ou o carnaroli, e ele realmente é mais durinho (ele é mais integral), mas ele fica cozindo (vc mastiga e sente o grão). As vezes, quem não conhece, vai estranhar mesmo, pois ele tem a textura diferente dos outros.
Abs.
Ameiii sua receita!!!
Indo para cozinha preparar, meu marido está ansioso para comer o arroz negro e sua receita é super prática.
Bom dia, Cacau!
Adorei a sua receita de arroz negro! Eu acrescentei no brodo, a água do cozimento do palmito pupunha, e usei um pouco de azeite congelado na finalização para substituir a manteiga.
Servi com lagostins. Ficou sensacional!
Abraço.
Bom dia, Cacau!
Existe alguma utilidade para a água do arroz negro, já que ele é tão rico em vitaminas?
Abrs
Lúcia, nesse caso a água é totalmente absorvida durante o cozimento do arroz. bjos