Print Friendly

Sexta-feira passada foi o aniversário da minha sobrinha Lara, em Recife e eu fui até lá dar um beijinho e desejar tudo de melhor para a bonequinha da família! A viagem foi super corrida e além de tudo, cansativa…já que fui e voltei dirigindo, pois meu marido não pode ir.

Sábado a tarde cheguei em casa “mortinha da silva” e decidi que meu domingo seria de pernas para ar, sem hora para acordar e muito menos para almoçar. No sábado a noite, passei naquele supermercado bacaninha da nossa city e sem saber o que preparar fiquei algum tempo “fuçando” nas prateleiras, tentando encontrar uma inspiração. Como a secretária estava de folga e eu não queria passar a manhã inteira na cozinha, optei por uma massa (na minha opinião é a opção mais prática) curta, o farfalle. Resolvi fazer uma massa ao limone, pois é um prato leve e seu gosto cítrico deixa o prato super refrescante.

A receita original é do restaurante paulistano SPOT, conhecido por seus pratos sem muitas complicações e deliciosos. Eu apenas acrescentei uns camarões, já que o marido necessita mastigar algo mais que a massa, na hora do almoço…rsss!

 

 

FARFALLE AO LIMONE COM CAMARÃO

Ingredientes

3 colheres (sopa) de manteiga
1 xícara (chá) de creme de leite fresco
3 colheres (sopa) de suco de limão siciliano
2 colheres (chá) de raspas de limão siciliano
300 g de penne cozido
Sal a gosto
Queijo parmesão ralado a gosto

Modo de preparo

 

Coloque a massa para cozinhar conforme manda a embalagem. A receita original é com penne, mas preferi usar um farfalle. Fica ótima também com uma massa longa…

 

 

Caso você queira acrescentar os camarões na massa, separe 40 unidades de camarões grandes (tipo VF). Depois de tratado, tempere com sal e limão…reserve! Corte uma cebola em cubinhos miúdos…

 

 

Coloque azeite numa frigideira e refogue a cebola até ficar transparente. Acrescente os camarões e deixe que cozinhem até mudarem de cor…

 

 

Coloque 1/3 de xícara de conhaque e flambe os camarões. Quando apagar, retire do fogo e reserve…

 

 

Numa frigideira ou panela grandes, derreta a manteiga…

 

 

Acrescente o creme de leite e deixe reduzir um pouco…

 

 

Junte o suco…

 

 

E as raspas de limão…

 

 

Acerte o sal e coloque um pouco de pimenta-do-reino…

 

 

Adicione a massa e mexa bem…

 

 

 

Se você preferir a massa sem os camarões, ela está pronta nesse ponto. Coloque no prato, enfeite com uma rodelinha de limão e sirva! Caso queira os camarões, coloque-os na massa e misture bem…

 

 

Transfira as porções para um prato, decore com uma rodelinha de limão e folhas de manjericão. Ao lado coloque uma porção de parmesão ralado na hora, para que todos sirvam-se a vontade! Essa receita rende 4 porções!

 

 

 

Servi a massa harmonizada com um vinho italiano Corvo Rosso delicioso!

 

 

 

Vinho italiano da região da Sicília…provado e aprovado!

 

 

Preço médio da garrafa de 375ml é R$ 22,00 e a de 750ml é R$ 40,00! Ótimo custo benefício…

 

 

Maridinho finalizando seu terceiro prato. Será que tava bom??! rssss! Olha o tomatinho assado aí, gente!! Amanhã vou explicar como prepará-lo

 

 

Espero que vocês tenham gostado da receita de hoje! É um prato fácil e garanto que vai ser sucesso!

Beijinhos e até a próxima!