Print Friendly

Quinta-feira é dia de aula prática e é o melhor dia da semana, para mim, que adoro meter a mão na “massa”! Na semana passada foi aula de demonstração de limpeza e cortes de peixes, crustáceos e moluscos e no final o professor preparou uma receitinha fácil e deliciosa: um polvo à moda mediterrânea. Ajudei no processo de preparo, mas na hora da finalização tive que ir embora, pois já passavam das 12h e como era aniversário do marido, minha filha veio de Recife e o almoço seria na casa da sogra. Resultado, fiquei sem experimentar aquela delícia e minha boca enchia de água, quando eu lembrava do “bichinho”.

Aproveitei que eu tinha umas pernocas de polvo lindas no meu freezer, resolvi reproduzir a receita no sábado, já que (quase toda) a família estaria reunida na casa do meu irmão, em Marechal.

Eu fiz duas mudanças na receita original do professor Antônio Mendes. Além do polvo, usei umas lulas bem miudinhas…e na hora de cozinhar o polvo, acrescentei na água um pouco de shoyu, 2 rodelas de abacaxi e uma cebola. O restante fiz exatamente igual!! Querem ver?!

 

 

POLVO À MODA MEDITERRÂNEA

 

Ingredientes

Azeite (aproximadamente 50ml)

1 polvo grande (comprei 12 pernocas, num supermercado bacaninha da nossa city)

1 pacotinho com 400g de lulas bem miúdas (é opcional, meu professor não usou)

1/2 cebola grande bem picadinha (em brunoise)

3 dentes de alho bem picadinho (em brunoise)

1 pimentão amarelo, 1 verde e 1 vermelho, cortados em tiras fininhas (em allumette)

1 pimenta dedo-de-moça picada miudinha (brunoise)

2 mangas tommy cortadas em cubos pequenos

2 tomates sem pele nem sementes, cortados em tirinhas (concassé cortados em julienne)

tomilho e alecrim frescos à gosto

100ml de shoyu

2 rodelas de abacaxi

1 cebola inteira

1 colher de sopa de salsa bem picadinha

Modo de preparo

 

Procure comprar o polvo já tratado e retire a cabeça deixando só as pernocas (os tentáculos). Separe uma por uma e lave bem para retirar a areia (coloque um pouco de sal na mão e esfregue por todo o tentáculo, de cima à baixo). Se você comprar num supermercado ele já vem limpo. Não desperdice a cabeça! Limpe-a bem, cozinhe junto com as pernas e depois pique-a miudinha…

 

 

Coloque o polvo numa panela, acrescente 100ml de shoyu, uma cebola inteira e 2 rodelas de abacaxi. Cubra com água fria e leve ao fogo. QUANDO LEVANTAR FERVURA, MARQUE 45 MINUTOS E DESLIGUE O FOGO. ESSE É O TEMPO EXATO PARA O POLVO FICAR MACIO.  O professor apenas cozinhou o povo na água e sal, e ficou macio. Mas eu segui a dica de uma amigo sushiman e acrescentei o shoyu, a cebola e o abacaxi. Ficou perfeito!…

 

 

Enquanto o polvo cozinhava cortei todos os ingredientes…

 

 

 

 

Ainda teve a manga e a salsinha, que levei para a casa do meu irmão, em Marechal, pois preferi cortá-las na hora do preparo, a noite! Decorrido o tempo de 45 minutos retirei o polvo da água e mergulhei as lulas por 2 minutos e escorri. Cortei tudo em rodelinhas…

 

 

Comecei a prepará-lo! Aqueci um panela com o azeite, coloquei a cebola e refoguei ate ficar transparente. Acrescentei o alho e refoguei mais um pouco…

 

 

Coloque agora os pimentões e refogue até que estejam macios…

 

 

Agora coloque o polvo e refogue, misturando bem…

 

 

Coloque agora o tomate…

 

 

Depois a manga…

 

 

Desligue o fogo e acrescente a ervas…

 

 

Misture tudo muito bem e sirva como prato principal ou como entrada, em pequenas porções…

 

 

 

É um prato leve ideal para ser servido como entrada!

 

 

Realmente ficou muito bom…sucesso total!!

Família + vinho + comidinhas da Cacau + lua nascendo na lagoa = noite perfeita!  :)

 

Beijinhos e uma excelente semana a todos que passam por aqui!