Print Friendly

Eu sou uma verdadeira formiga (pena que não tão magrinha, como uma!) por doces…adoro uma sobremesa, principalmente uma boa panna cotta, pois me trás recordações de uma maravilhosa, que comi em Roma. Ganhei uma receita de uma amiga e guardei para prepará-la num dia especial, mas como a professora de enofilia pediu que levássemos algo doce para harmonizar com um vinho de sobremesa, achei que seria uma ótima oportunidade para testar minha receitinha!

Aproveitei que estava sozinha em casa…marido viajando, filho na casa de uma amigo, secretária pediu para folgar a noite…Tudo tranquilo e silencioso! Dei uma olhada rápida na receita, dei uma checada “mental” na minha despensa…material em mãos! Comecei o preparo. Na hora da gelatina, fui na despensa pegar um pacotinho da incolor, e para minha surpresa….cadê a bichinha?? Bateu um desespero!! Creme de leite já na panela, com a fava de baunilha dentro…a geléia de morango no fogo…ninguém em casa para me socorrer e ir lá naquele supermercado bacaninha que fica aberto 24h, comprar a tal gelatina! Depois de muito procurar, achei um pacotinho de gelatina sem sabor, vermelha! Pensei: “como só tem tu, vai tu mesmo”! Peguei a gelatina e dei início a minha panna cotta…

 

 

PANNA COTTA COLORIDA COM GELÉIA DE MORANGO

Ingredientes

2 colheres (sopa) de água
2 colheres (chá) de gelatina em pó sem sabor
500ml de creme de leite fresco
50g de açúcar
1 fava de baunilha cortada no sentido do comprimento
Para a geléia de morango
200g de morangos (pode ser congelado)
3 colheres de sopa de açúcar
1/2 limão siciliano
* Se você for desenformar, vai precisar de óleo para untar as forminhas.
Modo de preparo
Coloque a água numa vasilha pequena e misture a gelatina em pó, mexendo até dissolver. Deixe descansar por 5 minutos. Enquanto isso, coloque metade do creme de leite numa panela (250ml), junte o açúcar e a fava de baunilha aberta no sentido do comprimento, mas antes raspe as sementinhas com a ponta da faca e coloque na panela também…
Aqueça em fogo baixo mexendo até o açucar dissolver. Não deixe ferver…
Derreta a gelatina conforma manda a embalagem (não deixe ferver) e misture ao creme de leite…
Misture bem e deixe esfriar. Bata o restante do creme de leite até formar picos leves…
Adicione o creme aromatizado e misture cuidadosamente…
Distribua o creme nas forminhas ou em taças…
 Coloque na geladeira e prepare a geléia. Numa panela coloque os morangos, o açúcar e o limão…
Aqueça em fogo baixo…
 Deixe reduzir até que os morangos se desmanchem e chegue ao ponto de geléia. Você também pode deixar em ponto de calda…
Tenha cuidado para não passar do ponto e açucarar. Lembre-se que a calda encorpa a medida que vai esfriando. Coloque a geléia por cima da panna cotta, enfeite com folhinhas de hortelã e sirva…
Beijinhos e uma excelente semana a todos!