Print Friendly

Alguém aí já comeu umas lasquinhas de coco seco bem salgadinha?? Nossa!! É uma delícia, não é?? Quando eu me “agarro” com esses coquinhos, só largo o pote quando eles acabam…rssss! Aqui em Maceió, eu não conheço ninguém que faça esse petisco, a não ser a minha comadre. Já é tradição, nas reuniões na casa dela, ter vários potinhos espalhados pela casa. Nesse final de semana, aproveitei e pedi para a secretária dela me explicar direitinho como preparar essa gostosura!

 

 

 

LASCAS DE COCO SALGADAS

 

Escolha um coco seco bem bonito. Para saber se está bom, segure perto do ouvido e balance. Você ouve o barulho da água bem nítido?? Então seu coco não está estragado!

 

 

Com uma faca grande, um cutelo ou uma machadinha, quebre o coco ao meio e dispense a água. Veja se ele está bem branquinho…

 

 

Com a ponta de uma faca, vá soltando a carne da casca. Force aos poucos para a carne não quebrar, pois é  importante que os pedaços fiquem grandes. Quanto maiores…melhor!

 

 

Lave os pedaços do coco para retirar toda a sujeira…

 

 

Com a ajuda de um mandolim (ou fatiador), comece a fatiar, bem fininha, a carne do coco seco de modo que as lascas fiquem o mais comprido possível…

 

 

 

Coloque as lascas de coco de molho em 1 litro de água com 1 1/2 colher de sopa de sal. Misture bem e deixe por uma hora…

 

 

Decorrido o tempo, escorra e espalhe as lascas numa peneira e deixe no sol para secar por 30 minutos…

 

 

Leve ao forno até que estejam dourados. Aproveitei que o forno a lenha estava bem quente e coloquei as lascas para dourar, nele. De vez em quando, dê uma mexida nas lasquinhas para que torrem por igual…

 

 

Quando as lasquinhas estiverem douradas, retire do forno, deixe esfriar bem e guarde num vidro bem fechado. Depois é só servir…

 

 

 

Maridinho já estava descendo para a praia com a cerveja numa mão e o potinho com o coco salgado na outra :)

Você vai surpreender seus convidados com esse petisco delicioso!

Espero que tenham gostado…beijinhos e até a próxima!

Ahh…semana que vem já estrei de férias (se Deus quiser) e voltarei a assumir a minha cozinha, isso significa que teremos novidades diárias na Cozinha da Cacau 😉