Print Friendly

Depois de um semestre cheio de aprendizados, enfim as férias chegaram! Confesso que não foi tãooo fácil quanto eu imaginava e encontrar matérias como microbiologia e bioquímica me fizeram queimar as pestanas por várias noites e me mostraram que a gastronomia vai muito além do que simplesmente preparar um prato gostoso. Ao final do semestre posso dizer que valeu muito a pena…consegui média antecipada em todas as matérias, e agora é descansar, me dedicar um pouco mais ao blog e me preparar para o próximo.

Nossa turma é grande, barulhenta e muito diversificada, a começar pela idade… dos 17 aos 70, tem para todos os gostos! É muito bom aprender, conhecer as técnicas e se aprimorar, mas o melhor mesmo, foi conhecer cada um e fazer novas amizades, que pretendo levar para o resto da minha vida!

 

 

Depois do “enfim, férias!”, chegou a hora de colocar a mão na massa e preparar uma comidinha bem gostosa para o maridinho, já que o coitado passou mal durante o semestre.  Como eu sei que ele adora peixe, preparei um pratinho especial para ele.

 

DOURADO EM CROSTA DE CASTANHA DO PARÁ COM PURÊ DE BANANA DA TERRA

Ingredientes para o peixe

5 filés de Dourado (pode seu outro peixe)

80g de castanha do Pará

Raspas de 1 limão siciliano

1 colher de sopa de salsinha BEM picadinha

2 colheres de sopa de farinha de rosca

sal e pimenta do reino

2 colheres de sopa de azeite

clara de um ovo

 

Ingredientes para o purê 

4 unidades de banana da terra maduras

300 ml de creme de leite fresco

2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado

2 colheres de sopa de manteiga

quanto baste de leite

sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

 

Tempere o peixe com sal e pimenta e reserve. Coloque as castanhas no processador e no modo “pulsar”, bata até ficar uma farofa grossa. Coloque a castanha trituradas num bowl e acrescente as raspas do limão, a pimenta do reino, o sal, a salsinha,o azeite e  farinha de rosca…

 

 

Misture até a farofa ficar homegênea…

 

 

Mele apenas um lado do peixe na clara do ovo…

 

 

Prense na farofa de castanha a parte do peixe que está melada com a clara. Caso não grude, pegue uma colher e pressione a farofa contra o peixe até que esteja bem grudada…

 

 

Repita a operação até que todos os peixes estejam cobertos de farofa (apenas um lado)…

 

 

Coloque um fio de azeite numa frigideira antiaderente e distribua os peixes, com a farofa para cima, até que a parte de baixo esteja totalmente cozida…

 

 

Retire do fogo, arrume num refratário e leve ao forno pré-aquecido em 200° por 20 min ou até que a crosta esteja dourada…

 

 

Enquanto o peixe está no forno, prepare o purê de banana. Lave as bananas, parta ao meio e leve ao fogo numa panela com água até que estejam cozidas…

 

 

Retire a casca…

 

 

Coloque no liquidificador, o creme de leite, as bananas, o queijo parmesão, a manteiga, o sal e a pimenta do reino. Bata e vá colocando leite aos poucos até que se transforme numa pasta…

 

 

 

Coloque o purê numa panela e leve ao fogo. Se achar necessário coloque mais um pouquinho de leite, acerte o sal e mexa até que esteja bem quente…

 

 

Preparei um arroz bem gostoso e servi meu peixinho assim…

 

 

O peixe ficou delicioso e a crosta bem crocante!

 

 

O purê, levemente adocicado, deu um sabor maravilhoso ao prato…

 

 

Bem pessoal, essa semana aconteceu o primeiro curso de sushi da Cozinha da Cacau. O curso teve duração de 3 dias e foi ministrado por um sushiman convidado.  Os alunos aprenderam bastante e ao final montaram um rodízio de sushi e convidaram a família para a confraternização. Vou preparar uma postagem para vocês verem como foi legal! 😉

 

Beijinhos e até a próxima!