Print Friendly

Olá pessoal!! Meus últimos dias foram agitados e o de vocês? Quinta-feira fui para a casa da comadre, na praia do Saco. Quem me acompanha aqui ou no Instagram já viu o quanto aquele lugar é lindo, né?! O meu paraíso! :)

Um fim de semana no Saco significa muita comilança…aliás, eu só queria saber porquê praia abre o apetite das pessoas! É o café da manhã reforçado, que emenda com os tira-gostos, que emenda com o almoço…e logo depois vem o lanchinho do fim de tarde, enquanto se espera o jantar! Tudo isso regado a muito vinho, cervejas, champanhe, água de coco, sucos e refris! Afff, quando chega o domingo, a gente volta pra casa “rolando” ladeira abaixo! rssss :)

Quem já comeu Crème Caramel na França, vai saber bem o sabor dessa sobremesa que fiz para o almoço de sexta! É um creme macio e aveludado, com uma caldinha de caramelo deliciosa. Eu poderia até, dizer para vocês, que é um falso pudim de leite condensado! rsss 😉

Fazia muito tempo que eu não preparava essa sobremesa e como eu queria uma coisa rápida e gostosa, fui dar uma pesquisada na minha pasta de receitas e achei ela.  Não precisa nem dizer o sucesso que foi, né? Deixei o pessoal com sabor de “quero mais” :)

 

CRÈME CARAMEL

Ingredientes para a caramelar a forma

2 xícaras (chá) de açúcar
½ xícara (chá) de água

Ingredientes para o Crème Caramel

6 ovos
550 ml de água
250 g de leite em pó
300 g de açúcar

Modo de preparo

Numa panela, coloque o açúcar e a água e leve ao fogo médio…

foto 1

 

 

A calda vai começar a ferver e o açúcar derreter…

foto 2

 

Quando a calda começar a escurecer e adquirir a cor de caramelo claro, vá girando a forma para caramelar a lateral e com a ajuda de uma colher vá caramelando o centro…

foto 3

 

 

Se você não tem muita experiência, prepare a calda numa panela e quando ela estiver no ponto, derrame sobre a forma, caramelando-a por igual. Reserve.

Coloque todos os ingredientes do crème no liquidificador, de modo que o leite ninho fique por cima…foto 4 (1)

 

Bata bem até que a mistura fique homogênea…

foto 4

 

 

Coloque na forma que já está caramelada. Coloque a forma com o créme sobre uma assadeira e derrame água fervente. O crème deve ser cozido em banho-maria

foto 5

 

 

Leve ao forno pré-aquecido em 200º por 1 hora e 30 minutos. Lembre-se que cada forno funciona de um jeito e o ideal mesmo, é você ficar de olho. Faça o teste do palito…

foto 3 (1) foto

 

 

Retire do forno e deixe amornar…

foto 3 (1)

 

 

Desenforme num prato que tenha uma borda, para a calda não derramar…

foto 4 (2)

 

O Crème tem uma textura macia e aveludada…

foto 4 (3)

 

 

Vocês não imaginam como esse Crème fez sucesso. É simplesmente delicioso!

foto 2 (1)

 

 

Ainda vou dar mais uma dica pra vocês. Quando você bater no liquidificador e a mistura estiver homogênea, abra uma fava de baunilha e com a ponta de uma faca, raspe as sementes, coloque no liquidificador e dê mais uma batidinha rápida para misturá-la ao creme. Só então derrame na forma para ir ao forno. Quando o Crème estiver pronto e você desenformá-lo, as sementes da baunilha ficarão por cima, dando um charme e um sabor a mais à sua sobremesa.

Outra opção é você usar uma forma retangular e depois de pronto, você corta os retângulos, enfeita a gosto e serve em porções individuais ou ainda, prepará-lo em pequenas forminhas.

foto 1 (2)

 

 

Meu final de semana foi uma delícia, na companhia dos amigos queridos e dos meus sobrinhos fofos, que foram passar o dia com a tia Cacau. Meus amores…

foto (1)

 

 

Beijokas e uma excelente semana a todos! Ahh…sexta-feira tem entrega de molhos em Recife, se alguém aí form querer é só passar um e-mail para crmacias@uol.com.br! :)