Print Friendly

Sábado passado fiz um jantarzinho na minha Cozinha, para um casal muito querido, que mora em Brasília. Ele é chef, proprietário do restaurante Veloce e do Cheffin`Casa, um espaço onde ele ministra aulas de culinária para pequenos grupos. Imagina a responsabilidade né?! Resolvi fazer o jantar e as entradas a base de frutos do mar, afinal…com esse litoral maravilhoso na porta de casa, não,podia ser diferente!

Como eu tinha várias caudas de lagostins no freezer, optei por um “risoto de lagostim” como prato principal. De entrada preparei um tartar de salmão (que você encontra a receita detalhada aqui) e um vinagrete de polvo a moda da Cacau, que fez bastante sucesso e agora divido com vocês a receita dessa entradinha prática e deliciosa.

 

a11

 

VINAGRETE DE POLVO A MODA DA CACAU

Ingredientes

2 kg de polvo

2 tomates bem picadinho

1/2 pimentão verde bem picadinho

1/2 pimentão amarelo bem picadinho

1/2 pimentão vermelho bem picadinho

1/2 cebola roxa bem picadinha

1/2 cebola branca bem picadinha

1 vidro pequeno de azeitonas sem caroço cortada em rodelas

1 colher de sopa de orégano

1 colher de sopa de shoyu

300 ml de azeite

70 ml de vinagre de maçã

folhinhas de manjericão a gosto

sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

Trate e limpe o polvo muito bem, esfregue um pouco de sal grosso para retirar possíveis grãos de areia que estejam nos tentáculos. Coloque o polvo numa panela com água, shouy, uma cebola, uma rodela de abacaxi e leve ao fogo, quando começar a ferver marque 45 minutos e retire o polvo do fogo, mergulhando-o numa água com gelo (você vê todo esse processo aqui). Depois corte em rodelinhas e reserve…

a1

 

Pique os tomates, as cebolas e os pimentões bem miudinhos e coloque numa vasilha…junte as azeitonas sem caroço (coloquei 1/2 vidro de azeitonas pretas e 1/2 de verdes) e misture tudo muito bem…

a2

 

Junte agora o orégano e as folhinhas de manjericão. Coloque o shoyu, o azeite, o vinagre e misture tudo muito bem…

a4

 

Acrescente o polvo, misture bem e acerte o sal e a pimenta. Cubra com plástico filme e leve a geladeira até a hora de servir…

a9

 

Preparei torradinhas (fiz aquela com manteiga e parmesão que eu já ensinei aqui no blog) e servi com o vinagrete. Ficou delicioso!

a12

 

O shoyu, junto com o orégano e  o manjericão deram um sabor especial ao vinagrete…

a10

 

Aprovadíssimo pelos convidados…

a7

 

Outras receitas com polvo você encontra aqui e aqui!

Beijinhos e até a próxima!