Print Friendly

Sábado tem sempre um quê de felicidade…por mais uma semana ter decorrido tranquilamente, por poder acordar um pouco mais tarde e principalmente por poder receber os amigos em casa, preparar uma refeição mais caprichada e por em prática o aprendizado da semana. Dia ideal para testar receitas e ingredientes e abrir o meu último Brunello que trouxe da minha viagem à Itália.

foto 3 (13)

 

Chamei meu irmão, a cunhada, uma tia e um amigo muito querido, para uma farrinha aqui em casa e definir o cardápio foi fácil! Como fiz um curso com o chef  Jonatas Moreira, resolvi reproduzir 4 das 5 receitas dada por ele. O curso foi excelente e essa era a oportunidade de por em prática tudo que nos foi mostrado.

Sei que muitos colegas da faculdade gostariam de fazer esses cursos de um dia com chefs renomados, com experiência internacional, mas sei que muitos não podem porque trabalham, ou tem outras prioridades financeiras, então aproveito para dividir com eles tudo que aprendi essa semana!

Vou colocar a receita de acordo como nos foi passada pelo Jonatas, que é uma porção individual e no parênteses vou colocar a quantidade que usei  para servir 7 pessoas, assim você vai comparar as quantidades e adequar conforme o número de pessoas que você desejar servir.

 

SALAME DE POLVO EM AZEITE DE ERVAS

Ingredientes

320g de polvo cozido (usei 10 tentáculos grandes)

1 cebola (além da cebola, usei laranja, abacaxi e 100ml de shoyu)

Para o azeite de ervas:

50ml de azeite extra virgem (usei 200ml)

Tomilho  1/10 do molho (usei 3/10)

1 dente de alho (usei 2 grandes)

Salsinha 1/8 do molho (usei 2/8)

Manjericão 1/8 do molho (usei 2/8, usei também algumas folhas de sálvia e 3 galhinhos de alecrim)

Modo de preparo

Primeiro passo é limpar e cozinhar o polvo. Lave bem os tentáculos em água corrente e coloque todos numa panela…

p1

Coloque a cebola, a laranja, o abacaxi e o shoyu. Cubra tudo com água e leve ao fogo (observe q eu coloquei 2 laranjas, 2 rodelas de abacaxi e 2 cebolas, é que cozinhei 5 quilos de polvo, se você cozinhar só os 10 tentáculos, use 1 de cada)….

p2

Quando começar a ferver, marque 1 hora e faça o teste do garfo. Se o polvo soltar fácil e não ficar preso no garfo, indica que ele já está bem macio. Caso contrário, deixe mais um pouco no fogo). Escorra e deixe amornar. O polvo é rico em colágeno, e é esse colágeno que vai manter os tentáculos grudados um no outro. Ainda morno, pegue cada tentáculo e corte a ponta mais fina, deixando todos do mesmo tamanho. Numa superfície plana, abra o filme plástico e coloque 5 tentáculos…

p3

 

Comece enrolando o filme plástico no polvo e vá apertando e enrolando, para que ele tome a forma “cilíndrica”. enrole as pontas para que ele fique bem apertado…

p7

 

Repita a operação e forme dois “salames”. Leve ao congelador até a hora de servir (você pode fazer os salames com antecedência e congelá-los, do dia de servir retire do freezer e coloque-os na geladeira)…

p6

Não sei se vocês sabem, mas o azeite a uma temperatura de 60° libera todo o sabor e aroma das ervas. Então, se você tiver um termômetro próprio para culinária, chegou a hora de usá-lo. Coloque o azeite numa panelinha e leve ao fogo baixo…acompanhe a temperatura com o termômetro…

p11

 

Lave bem as ervas e seque-as num pano limpo ou na toalha de papel…

p4

 

Quando chegar a temperatura de 60° desligue o fogo e coloque as ervas…

p10

 

Tampe a panela e deixe que elas librem seu sabor e deixem o azeite bem aromático…

foto

 

Depois de algumas horas, coe o azeite e coloque num recipiente. Lá no curso, vi que o Jonatas colocou o azeite numa garrafinha própria para colocar soro, que vende em loja de material hospitalar (fui na loja e comprei umas 3 pra guardar). Essa garrafinha tem um bico longo e fino, ideal para decorar os pratos (fica a dica aí para vocês)…

foto 1 (1)

 

Um pouco antes de servir, retire o salame da geladeira… retire o filme plástico que está envolvendo ele e corte a primeira fatia (que é irregular) e dispense. Corte fatias fininhas e arrume nos pratos. Coloque 5 fatias de salaminho de polvo em cada prato, regue com bastante azeite de ervas, salpique algumas gotinhas de shoyu e coloque um pouco de flor de sal (ou sal normal, mesmo!) . Enfeite com algumas folhinhas de manjericão ou brotos de beterraba…

p8

 

O polvo fica muito macio e o azeite de ervas deixa o prato com o sabor único! Essa entradinha é deliciosa, para quem gosta dessa iguaria!

p12

 

Por hoje é só!! Desejo a todos uma excelente semana…beijinhos!