Print Friendly

Sábado foi dia de fazer arte! A páscoa está chegando e minha filha convidou a gente para passa em Recife…aproveitei para fazer um presentinho para ela! Comprei tecido, coelhos, fitas e argolas e estou montando uns lindos porta-guardanapos para deixar nosso almoço da páscoa ainda mais especial! Resultado…passei o dia inteiro agarrada com minhas artes e a noite estava com a maior preguiça de sair para jantar. Aproveitei para por em prática uma receita que aprendi num curso que fiz, com o italiano Sérgio Ratabesi.

Como eu tenho “a ponta do dedinho do pé” lá na Itália (já falei pra vocês que meu padrasto é italiano, e que fui criada em meio a muita massa, tomate e panceta, né?), sou apaixonada pela comida mediterrânea, que por sinal, foi declarada pela Unesco como patrimônio cultural e imaterial da humanidade e reconhecida como modelo alimentar de qualidade. Então, tudo que vem do país da bota, em relação a comida, me encanta! Sou declaradamente apaixonada pela cozinha italiana!

A receita tradicional italiana é o Spaghetti alla Carbonara, mas como resolvi fazer esse prato de última hora, quando olhei na despensa não tinha spaghetti, nem nenhuma outra massa longa. O jeito foi improvisar e usar o bom e velho penne. Mas já fica avisado pra vocês…a massa ideal para esse prato é a longa…um spaghetti, linguini ou até mesmo um bucatini…sempre de grano duro!

Vou te dar algumas dicas para o preparo desse prato! Calcule sempre 100g de massa e 1 gema por pessoa…e na hora de cozinhar a massa, coloque 1 litro de água para cada 100g de massa. 😉

A receita original é simples, leva pouquíssimos ingredientes…mas o resultado é extraordinário!

ca7

 

PASTA ALLA CARBONARA

Ingredientes

2 gemas (lembra que é por pessoa, né?! Como meu marido gosta de comer mais um pouco, usei 3 gemas)

100 g de queijo pecorino ralado fininho

200 g de massa seca grano duro (usei penne, mas a receita tradicional é com massa longa)

100 g de bacon cortado em cubinho (você pode usar mais um pouco se preferir)

pimenta-do-reino e sal a gosto

Modo de preparo

Separe os ingredientes que você vai usar (esse processo se chama mise-en-place)…isso facilita muito na hora do preparo…

ca4

 

Coloque a massa para cozinhar conforme a embalagem…não esqueça…1 litro de água para cada 1oo g de massa…coloque sal grosso de preferência (caso não tenha, coloque o refinado mesmo)…

foto (1)

 

Coloque uma panela no fogo, deixe esquentar e coloque o bacon…

ca3

 

Frite até que ele fique bem tostadinho (eu gosto dele bem tostado, mas se você preferir deixe mais “clarinho”)…

ca1

 

Retire o bacon e acomode num papel toalha, para que a gordura seja absorvida…

ca10

 

Coloque as gemas numa panela, acrescente o queijo pecorino e um pouco da água do cozimento da massa…com um fuet, comece a “bater a massa”…essa etapa é feita com o fogo apagado…

ca2

 

Quando estiver bem misturada, acenda o fogo (baixo) e continue misturando bem, para que o queijo derreta (se você preferir pode colocar o bacon agora, mas eu prefiro colocar no final) …

ca13

 

Se ficar grosso, coloque mais um pouquinho de água do cozimento da massa (se ficar ralo, coloque mais queijo). Acerte o sal e coloque pimenta-do-reino a gosto…

ca6

 

Escorra a massa e junte imediatamente ao molho, misturando bem…

ca8

 

Arrume no prato, rale um bom grana padano (ou outro parmesão de qualidade) por cima, finalize com o bacon e sirva imediatamente…

ca5

 

O marido foi de vinho, mas eu dei preferência a velha e boa coca-cola…com bastante gelo :)

ca17

 

Sabe aquele dia que você quer comer bem, mas não quer ter trabalho??…faz essa carbonara, pra ver!! É deliciosa e o melhor…é super rápido! Em 10 minutinhos você saboreia um tradicional prato da culinária italiana!

 

Beijinhos e uma ótima semana a todos!