Print Friendly

Quantas vezes a gente vai receber uns amigos em casa e fica procurando um petisco legal para servir de entrada? Isso acontece muito comigo!! Toda vez que vou fazer uma farrinha na minha Cozinha, quebro a cabeça tentando inventar uma novidade! Ontem, dei uma caprichada no nosso jantar e preparei umas casquinhas de queijo parmesão com mandioquinha e camarão.  Dá uma olhada como ficou linda!!

cam23

 

CASQUINHAS DE QUEIJO PARMESÃO COM MANDIOQUINHA E CAMARÃO

Ingredientes

Para a casquinha

queijo grana padano (ou um outro parmesão, bem seco. Não pode ser daquele gorduroso)

Para o purê de mandioquinha

300 g de mandioquinha

70 ml de creme de leite fresco

1 colher de sopa de manteiga

Para o camarão

30 camarões tamanho médio, limpos e tratados

2 colheres de sopa de azeite

2 dentes de alho picados bem miudinho

1 colher de sopa de salsinha picada bem miudinha

são e pimenta-do-reino a gosto

 

Modo de preparo

 

Descasque as mandioquinhas, corte-as em rodelas e leve ao fogo com água e um pouco de sal, até ficarem macias. Escorra e passe elas numa peneira fininha. Volte com a mandioquinha peneirada ao fogo, coloque a manteiga e o creme de leite aos poucos, pois não pode ficar muito mole, já que vai ser modelado no saco de confeiteiro. Misture bem até que tudo esteja incorporado num creme liso, macio e amarelo. Reserve…

cam15

Tempere os camarões com sal e pimenta-do-reino. Aqueça uma frigideira e coloque o azeite, em seguida os camarões…

cam17

 

 

Mexa para que cozinhem de ambos os lados. Em seguida, polvilhe a salsinha picadinha e misture bem. Desligue o fogo e reserve…

cam16

 

Dica: Você sabe fazer a salsinha bem miudinha para decorar o prato? Eu já ensinei a fazer a salsinha purpurina aqui, mas você também pode fazer assim: pique a salsinha bem miúda (bem miúda MESMO), em seguida pegue um perfex novo (ou um paninho limpo), coloque a salsinha (eu gosto de molhar o perfex antes, mas não é necessário) e faça uma “trouxinha” bem apertadinha. Coloque a trouxinha embaixo da água corrente até que a água saia limpa. Dê um aperto na trouxinha, para escorrer o máximo de água que vc conseguir e coloque-a numa vasilhinha. Espalhe bem e deixe secar. Depois é só polvilhar a salsinha sobre o prato.

foto (1)

 

Cubra o fundo de uma assadeira com papel manteiga…

cam1

 

 

Rale o queijo grana, num ralador fino e com uma colher de sobremesa vá porcionando na assadeira e dando forma circular a ele…

cam2

 

 

Em seguida coloque um palito de dente (ou de bambu) sobre cada círculo e coloque mais um pouco de queijo para cobrir a parte do palito que ficou sobre ele…

cam18

 

 

Você pode fazer essas casquinhas do tamanho e da forma que quiser. Outro dia, num jantar aqui em casa e inspirada num curso que fiz com o chef Jonatas Moreira, preparei as casquinhas quadradas usando uma forma, para que todas saíssem do mesmo tamanho…

cam3

 

 

Quando as casquinhas estiverem moldadas e arrumadas, leve a assadeira ao forno pré-aquecido em 200º…

cam7

 

 

Não vou dizer o tempo exato que ela deve ficar no forno, porque cada fogão funciona de um jeito, mas é muito rápido…coisa de 3 a 5 minutos o queijo já estará todo derretido e com a borda ficando dourada. O melhor mesmo é você ficar de olho pra não queimar. Quando estiver no ponto, retire do forno e em seguida, com uma faquinha, vá levantando e soltando as casquinhas do papel manteiga. Não deixe as casquinhas esfriarem no papel, senão elas vão grudar e aí já era!!…

cam9

 

Veja como a casquinha fica fininha e crocante…

cam11

 

Após soltar todas as casquinhas, arrume-as numa superfície ou numa travessa…

cam8

 

 

Coloque o purê de mandioquinha num saco de confeiteiro com o bico pitanga. Mas se você não tiver, não se desespere. Coloque o purê num saco tipo “Ziploc”, junte todo o purê numa ponta do saco, para que fique em forma de gota. Corte a pontinha do saco e comece a modelar as pitangas sobre as casquinhas…

cam10

 

Em seguida, arrume um camarãozinho em cima de cada “pitanga” de mandioquinha…

cam19

 

 

Arrume as casquinhas de camarão numa travessa e sirva…

cam22

 

 

Essa casquinha é super versátil! Dá pra você variar e usá-la também com uma carne de siri, uns tomates picadinhos, uma bolinha de arancini…é só você soltar a criatividade!

cam25

 

Depois dessa entradinha deliciosa, fechamos a noite com chave de ouro. Descongelei o molho de tomate da Cacau, separei um pouco de camarão e misturei ao molho. Cozinhei um linguini grano duro e tivemos um jantar dos deuses, regado a um bom vinho português!

foto (2)

 

Gente, essa casquinha foi inspirada numa receita do chef Jonatas Moreira. Aprendi muito com suas dicas…o curso foi excelente!

Espero que gostem da receita. Não esqueçam…o sucesso da casquinha depende da qualidade do queijo usado! Queijo parmesão muito gorduroso, não vai dar certo!

 

Beijinhos e até a próxima!