Print Friendly

Sei que o tomate está pela hora da morte…mas também sei que tem gente que não vive sem ele! Aqui em casa é assim…o danado está na nossa mesa todos os dias, pois o marido é louquinho por esse fruto (vocês sabem que o tomate é um fruto, né?) :)

Uma forma diferente de servi-lo (ou guardá-lo por semanas na geladeira) é na forma confitada. Aliás, vocês sabem o que é confitar? Pois bem, o termo confitar significa fazer uma coação lenta e a uma temperatura relativamente baixa, pode ser em gordura ou em outro caldo. Se você abrir as páginas de qualquer revista gastronômica ou o cardápio de qualquer restaurante, certamente você vai ver esse termo…ele é muito usado na cozinha contemporânea, apesar de existir desde a época de nossas avós, pois tinha o objetivo de preservar a carne na própria gordura do cozimento, já que não existia geladeira.

O tomate confitado é super versátil! Você pode usá-lo sobre umas fatias de pão, sobre uma massa ou até mesmo numa salada. Garanto que vai fazer toda a diferença no seu prato!

 

t23

 

 

TOMATES CONFITADOS

Ingredientes

Tomates italianos (aquele cmpridinho)

Azeite extra virgem

Alho bem picadinho (para 1kg e meio de tomates usei 2 dentes de alho)

Sal e pimenta-do-reino a gosto

alecrim fresco

Modo de preparo

Escolha tomates bem madurinho…lave bem…

t1

 

 

Com um descascador de legumes retire a casca bem fininha…

t2

 

Corte os tomates em 4, no sentido longitudinal…

t2

 

 

Retire as semente e o miolo…e arrume os tomates numa assadeira…

t4

 

 

Coloque sal…caso você tenha um moedor de sal grosso, use esse!…

t5

 

 

Coloque agora a pimenta, uns galhinhos de alecrim e regue com bastante azeite (até quase cobri-los)…

t7

 

Leve ao forno pré-aquecido em 180º por 1 hora (ou 120º por 2 horas)…de vez em quando abra o forno e dê uma mexida nos tomates…

t12

 

 

Decorrido o tempo, os tomates devem ficar assim…

t11

 

 

Guarde os tomates confitados num recipiente hermeticamente fechado e coloque na geladeira…

t15

 

 

Hoje eu servi ele com torradas e carpaccio…ficou uma delícia!

t21

 

 

Fiz assim: peguei umas fatias de pão italiano, reguei com azeite e levei ao forno até ficarem crocantes. Coloquei em cima de cada torrada um tomate confitado, por cima uma fatia de carpaccio…reguei com azeite de ervas e ralei um pouco de parmesão…para finalizar decorei com folhinhas de manjericão. Você também pode preparar um molhinho próprio para carpaccio e colocar alcaparras e mini rúculas para decorar. O negócio é soltar a imaginação!

t20

 

 

Outras entradas com tomate você encontra aqui, aqui e aqui!

Beijinhos e até a próxima!