Print Friendly

Todo mundo sabe que  o Atum é rico em vitaminas e minerais necessários ao organismo, os quais ajudam a regular o processo metabólico e a fortalecer as estruturas celulares do corpo, evitando assim doenças nutricionais e conservando a boa saúde. Por esse e outros motivos, nós devemos introduzi-lo na nossa alimentação pelo menos, uma vez por semana! Táaa…tudo bem!! Você deve tá arrumando mil desculpas para dispensar o bichinho…”ele é caro”, “na minha cidade não vende”, “acho o sabor forte”, “não gosto”! Concordo com todas essas desculpas, mas convenhamos…os benefícios que o seu consumo trás para nossa saúde, supera qualquer justificativa para não consumi-lo!

O atum é firme, denso e tem o sabor e textura mais carnudos de qualquer outro peixe. Por isso, vou apresentar pra vocês uma receita simples e deliciosa com o atum sólido em lata. Ahh gente…e o mais importante é que esse prato é versátil! Você pode usá-lo como uma entradinha ou como prato principal, em forma de fritada!

 

foto 2 (3)

 

ATUM CAMUFLADO

Ingredientes

1 repolho pequeno finamente fatiado (pode ser o verde ou o roxo)

2 latas de atum sólido em lata (não use o atum ralado)

1 lata de tomate pelado

1 cebola pequena bem picadinha

1 molho de coentro bem picadinho

1 molho de cebolinha verde cortada em rodelinhas finas

1 vidro de leite de coco pequeno (se o repolho não for tão pequeno, use 2)

1 pimenta de cheiro picadinha (uso sem as sementes)

2 dentes de alho picados

sal a gosto

4 colheres de sopa de azeite

Coco seco ralado (fresco)

queijo parmesão ralado (a mesma quantidade do coco seco)

Modo de preparo

Higienize o repolho e usando um mandolim, faça fatias fininhas…

foto 1

 

Aqueça o azeite e refogue a cebola até alourar…

foto 1 (1)

 

Junte o pimentão, o tomate pelado, a cebolinha e o coentro…

foto 3 (1)

 

 

Mexa e acrescente o leite de coco…

foto 1 (2)

 

 

Coloque a pimenta de cheiro, acerte o sal e deixe cozinhar por uns 20 minutos ou até que o o molho de coco esteja pronto…

foto 4 (1)

 

 

foto 2 (2)

 

 

Enquanto o molho cozinha, abra a lata do atum e escorra o óleo numa peneirinha. Com a ajuda de uma garfo vá abrindo ele em lascas menores…

foto 2

 

 

Aqueça uma frigideira antiaderente e coloque o atum (sem nenhum tipo de gordura)…

foto 3

 

 

Observe (na foto acima) que ele solta bastante óleo. Com uma espátula, vá virando e tostando o atum, até que todo o óleo seque (fica parecendo uma carne de siri). Reserve…

foto 4

 

 

Quando o molho de coco estiver pronto, coloque o repolho e mexa para incorporar. Deixe cozinhar por 2 minutos e desligue o fogo…

foto 1 (6)

 

 

Como fogo desligado, coloque o atum e misture cuidadosamente…

foto 2 (6)

 

 

Você pode servir como entrada individual, em pequenos ramequins. Sirva ele do jeitinho que está na panela…enfeite com uma pimenta biquinho e folhinhas de coentro…

foto 1 (3)

 

 

Misture em partes iguais, o coco seco ralado e queijo parmesão e coloque um pouco sobre o atum. Você pode passar rapidamente o maçarico e “queimar” o coco e o queijo…

foto 1 (4)

 

 

Ou coloque no forno até “secar” um pouco…

foto 5 (2)

 

 

Outra sugestão é você pequenas fritadinhas, ou uma fritada grande. Nesse caso, deixe o molho reduzir mais um pouco antes de finalizar com o repolho e atum. Coloque tudo num refratário grande. Bata 2 claras em neve, acrescente as gemas, coloque 2 colheres de Maizena e uma colherinha de café de fermento em pó. Distribua por cima do atum e leve ao forno pré-aquecido até que fique dourado…

foto 2 (5)

 

Esse atum é uma delícia, muita gente acha que está comendo casquinha de siri! :)

Beijinhos e até a próxima!