Print Friendly

Tem dias que abro o freezer e fico lá..olhando gaveta por gaveta, tentando achar inspiração para preparar o almoço. Hoje foi um desses dias! Fiquei na dúvida entre pernilzinho de cordeiro e um peixinho. Como eu preciso tomar vergonha na cara e tentar melhorar minha alimentação, optei pelo peixe…que sem dúvida, é mais saudável!

Falando em peixe, você sabe escolher um peixe fresco? Nãoo?? Eu também não sabia, mas aprendi! Fica a dica, pra você:

Prefira o peixe fresco, mesmo que seja um produto mais simples. Quanto mais fresco o peixe, melhor é o seu sabor. Observe sempre o seguinte:

  • As brânquias (guelras) devem ter cor vermelha intensa, ser íntegras e com sinais de frescura. Não devem estar viscosas. Quando apresentam cor cinza, marrom, amarelo-claro e são pegajosas, significa que o peixe não está fresco ou que houve interrupção da cadeia fria do armazenamento.
  • Os olhos devem estar brilhantes, sinal de que o peixe está fresco. Quando opacos ou turvos é sinal que o peixe não está fresco ou foi armazenado em temperatura inadequada.
  • A pele deve mostrar um brilho e ter a cor natural da espécie. Peixes com a pele pálida, com manchas ou áreas moles e escuras não devem ser comprados. Um peixe com a pele seca é sinal que está há bastante tempo em contato com ar e em temperatura inadequada.
  • As vísceras devem estar limpas, sem manchas escuras e sem cheiro forte. Já o sangue deve apresentar uma cor vermelho vivo.
  • O cheiro do peixe fresco deve ser característico e não muito acentuado. Jamais deve ter cheiro de podre, avinagrado ou de gordura velha.
  • O melhor é comprar o peixe inteiro, descamar na hora e cortar de acordo com a necessidade (filé, postas ou inteiros para rechear). 

 

Pois é gente, eu sempre compro peixe fresco! Tenho um freguês e quando preciso, dou uma ligada e ele entrega aqui em casa…isso é uma vantagem, né?! Definido o ingrediente principal, procurei fazer algo gostoso e que não consumisse minhã manhã na beira do fogão.

 

foto 4 (1)

 

FILÉ DE DOURADO AO MOLHO DE MOSTARDA

Ingredientes

1 kg de filé de dourado cortado em 4 pedaços de 250 g (você pode usar qualquer outro peixe)

Suco de 1 limão

Sal e pimenta do reino a gosto

Azeite para grelhar

1/2 cebola bem picadinha

1 dente de alho picadinho

1/2 litro de leite

2 colheres de sopa de manteiga

2 colheres de sopa de Maizena

2 gemas

2 colheres de sopa de mostarda Dijon

Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo

Tempere o peixe com sal, pimenta do reino e limão. Deixe descansar por 10 minutos e em seguida seque com papel toalha. Coloque um fio de azeite na frigideira, aqueça e acomode os filés de peixe…

peixe mostarda 008

 

 

Vire cuidadosamente e grelhe ambos os lados…

peixe mostarda 017

 

 

Coloque numa travessa, cubra com laminado e mantenha aquecido. Enquanto isso prepare o molho. Numa panela aqueça a manteiga e refogue o alho e a cebola…

peixe mostarda 019

 

 

Dissolva a maizena no leite e coloque na panela, junto com as gemas, uma pitada de sal e um pouco de pimenta…

peixe mostarda 022

 

 

Cozinhe em fogo médio até engrossar…

peixe mostarda 026

 

 

Acrescente agora a mostarda Dijon…

peixe mostarda 025

 

 

peixe mostarda 028

 

 

Misture bem e disponha o molho sobre o peixe. Preparei um arroz bem soltinho e uns legumes salteados no azeite…

foto 2 (1)

 

 

O almoço foi leve e muito saboroso…aprovadíssimo!

foto 3 (1)

 

 

Beijinhos e até a próxima!