Print Friendly

Gente…essa semana foi pra esquentar o bucho no fogão e dar conta das minhas encomendas de molhos para Recife! Por isso vim aqui rapidinho só pra passar pra vocês a receita deliciosa de um franguinho que fiz na terça-feira. Ficou uma delícia, e o melhor…é super prático! Peguei essa receita no Blog Com Uma Pitada de Açúcar, que tem receitas maravilhosas!

 

foto 5 (5)

 

FRANGO ASSADO AO MOLHO DE VINHO E ERVAS

Ingredientes

Para a marinada:

1 xícara de vinho branco seco
1 xícara de caldo de frango (usei o Vitalie 0% de gordura)
Tomilho fresco a gosto
Alecrim fresco a gosto
1 cebola roxa grande cortada em quartos
4 dentes de alho inteiros
1 colher de chá de gengibre em pó
Raspas da casca de 1 limão siciliano
Grãos de pimenta branca e rosa a gosto
Sal a gosto
Manteiga para pincelar
1 kg de partes de frango da sua preferência (usei coxas)
1 vidro de champinhom ou cogumelos paris frescos, cortados em 4
Modo de preparo
Limpe bem o frango, passe limão, mas deixe a pele. Ela vai dar sabor e não vai deixar a carne ressecar (nem faça essa cara feia!! Na hora de comer é só descartá-la) 😉  Se usar a coxa, corte a ponta final …
foto 2 (18)
Numa tigela misture todos os ingredientes da marinada…
foto 1 (19)
Tempere o frango com sal (se você usar o caldo industrializado diminua a quantidade de sal que vai temperar o frango)  e coloque-o em uma tigela grande ou dentro de um saco próprio para marinadas. Deixe na geladeira de um dia para o outro, isso é importante para que a carne pegue o gosto do vinho e das ervas…
foto 1 (14)
Prepare os acompanhamentos. Coloque uma panela com água no fogo, quando levantar fervura coloque as batatas bolinhas (com a casca) e deixe cozinhar por 5 minutos, escorra e distribua elas num refratário. Coloque azeite, folhinhas de alecrim fresco e um pouco de sal grosso…
foto 3 (10)
Passado o tempo da marinada, pré-aqueça o forno a 200°. Arrume o frango num refratário, junte os pedaços de cebola e o alho. Acrescente a metade do líquido da marinada…
foto 3 (13)
Leve ao forno que já deve estar quente e deixe assar por 40 minutos…
foto 1 (18)
Abra o forno, acrescente os cogumelos e pincele o frango com a manteiga (aproveitei e coloquei mais uns pedaços de cebola). Continue assando por mais ou menos 20 minutos ou até que doure…
foto (1)
Junto com o frango, leve também ao forno as batatinhas. Asse até que fiquem douradas. De vez em quando dê uma virada para que assem por igual…
foto 2 (17)
Encontrei aspargos frescos (que eu adoooro!)…
foto 4 (11)
Salteei eles no azeite, junto com o milho verde…ficou perfeito!
foto 2 (14)
Retire do forno, disponha numa travessa e sirva!
foto 1 (16)
Gente, vocês vão gostar desse frango…ele é muito saboroso! A carne fica macia com o gosto do vinho e das ervas (por isso é importante cumprir o tempo da marinada)…
foto 3 (12)
Dia 31 vai rolar um sorteio no Blog, é só entrar AQUI e deixe uma mensagem com seu NOME e E-MAIL (é imprescindível que ambos apareçam na sua mensagem). Muita gente está com a participação indeferida por ter esquecido de colocar o e-mail. Olha só que lindo o prêmio…
foto 4
Beijinhos e um ótimo fim de semana a todos!