Print Friendly

Já que os alimentos funcionais estão na moda, que tal incluir em nossa dieta uma deliciosa manteiga de azeite? Todo mundo sabe que manteigas derivadas do leite são ricas em colesterol e gorduras saturadas…um perigo para nossa saúde!

O azeite de oliva é riquíssimo em antioxidantes, como os compostos fenólicos e a vitamina E. Também é grande aliado no combate às doenças cardiovasculares, auxiliando na redução do colesterol LDL (mau) e por apresentar efeito hipotensor. Além disso, possui propriedades anti-inflamatórias e anticancerígenas. Taí um bom motivo para a gente começar a fazer uso da manteiga de azeite, não é mesmo?!

Já existe no mercado a manteiga de azeite industrializada…

m7

 

 

Você sabia que dá pra fazer a sua própria manteiga de azeite, inclusive saborizada? Pois é gente…é super fácil e você pode dar um sabor especial com ervas, alho, baunilha, pimenta e o que mais sua imaginação permitir.

Eu fiz a manteiga de azeite de ervas e ficou uma delícia. Para quem curte um pãozinho com azeite, vai amar essa danada!

 

m8

 

MANTEIGA DE AZEITE

Ingredientes

1 xícara de azeite extra virgem (aquele com vidro escuro e acidez inferior a 0,5)

Ervas de sua preferência (alecrim, manjericão, sálvia, tomilho, estragão, orégano)

Sal a gosto

Modo de preparo

Coloque o azeite numa panelinha…

m9

 

 

Separe as ervas que você irá usar e higienize muito bem. Em seguida, seque-as com um papel toalha e retire os talos, deixando só as folhinhas (você pode acrescentar alho e/ou pimenta do reino se gostar)…

foto 2

 

 

Em seguida misture as ervas com o azeite e leve ao fogo baixo, até atingir 60º C. Nessa temperatura, o azeite vai extrair das ervas o seu melhor sabor. Caso você não tenha um termômetro culinário, não se preocupe! Coloque seu dedo mínimo no azeite e quando ele estiver bem morno, já está no ponto. Esse processo é bem rápido, leva no máximo 1 minuto, por isso fique de olho…

m16

 

 

Retire o azeite do fogo e deixe descansar por 1 hora, em seguida coloque tudo no liquidificador, acrescente sal a gosto e bata bem por 3 minutos…

m15

 

 

Se você tiver um chinoir (tipo uma peneira culinária bem fininha) coe o azeite. Caso não tenha, utilize um pano de prato limpo e coe seu azeite nele…

m12

 

 

Coloque num recipiente com tampa (pode ser um vidro de maioneses, por exemplo) e leve ao congelador por 4 horas, em seguida conserve na geladeira…

m13

 

 

Retire da geladeira na hora de servir. Fica uma delícia para passar no pão ou na torrada…

m2

 

 

Muito simples de fazer, não é? Essa receita permite que você inclua seus temperos favoritos e crie a sua própria manteiga com base no azeite, que previne doenças cardiovasculares, é anti-inflamatória, diminui o LDL (colesterol ruim) e aumenta o HDL (colesterol bom). E cá pra nós…quem não gosta de um bom pãozinho com azeite?

foto 3

 

 

Olha lá minha manteiga de azeite fazendo bonito na minha mesa…

m4

 

 

foto 4

 

 

Pois é, gente! Que tal começarmos a incluir a manteiga de azeite na nossa alimentação diária? Nosso “corpitxo” só tem a agradecer :)

Beijinhos e até a próxima!