Print Friendly

Bacalhau é o prato preferido do meu marido e na minha ida a São Paulo, adquiri 1 kg e meio do tradicional lombo de bacalhau do Porto…daqueles bem alto e carnudos. Como fomos passar o feriado do dia 15/11 na casa da comadre, na praia do Saco, aproveitei para preparar meu bacalhauzinho de um modo diferente…confitado!

Em francês, a palavra “confit” significa…conserva! Então, na gastronomia, confitar significa uma forma de preparo que viabiliza a conservação prolongada dos alimentos como frutas, legumes e carnes. Normalmente as carnes são confitadas em sua própria gordura; frutas são confitadas em caldas de açúcar e legumes são confitados em azeite! Se bem acondicionados, os “confit” podem durar meses e antigamente, era a forma que se tinha de conservar os alimentos sem geladeira!

Entretanto, alguns tipos de carne (como a dos peixes) podem ser confitadas no azeite, ou seja, são cozidas lentamente em forno bem baixo e submersas nesse tipo de gordura, por algumas horas. Fica realmente uma delícia!

 

foto 2 (3)

 

BACALHAU CONFITADO COM PURÊ DE GRÃO-DE-BICO

Ingredientes

1 kg de bacalhau do porto (usei 1 kg e 1/2)

2 cabeças de alho

Ervas frescas de sua preferência (usei manjericão, alecrim, sálvia, tomilho e orégano)

Azeite o quanto baste para cobrir o bacalhau

Azeitonas pretas a gosto

Para o purê de grão-de-bico:

1 pacote de grão-de-bico (com 1/2 kg)

1 colher de sopa, bem cheia, de manteiga

1/2 xícara de creme de leite fresco

sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

 

Deixe o grão-de-bico de molho em bastante água, na geladeira, de um dia para o outro. Limpe os lombos do bacalhau, retire  a pele e as espinhas com uma pinça apropriada para peixes. Isso deve ser feito com muito cuidado e atenção…

 

foto 1 (5)

 

Coloque um pouco de azeite num refratário e acomode todo o bacalhau. Com uma faca bem amolada, corte a ponta da cabeça de alho, para que todos os “dentes” fiquem a mostra e coloque junto ao bacalhau…

 

foto 2 (5)

 

 

foto 3 (5)

 

Complete com azeite, até que os pedaços do bacalhau estejam totalmente cobertos e distribua as ervas entre eles e leve ao forno pré-aquecido em 90°C  (se seu forno não chega a essa temperatura, coloque na mais baixa que puder e deixe a porta entreaberta usando uma colher de pau)…

 

foto 4 (5)

 

Enquanto o bacalhau está no forno, prepare o purê. Cozinhe o grão-de-bico com bastante água e sal. Quando estiver macio, escorra  e reserve a água do cozimento…

 

foto 5 (1)

 

Coloque todo o grão-de-bico no liquidificador com uma concha da água do cozimento e bata bastante (se precisar coloque mais um pouco de água, mas cuidado para não ficar muito ralo, ele tem que ficar um creme)…

 

foto 1 (7)

 

 

foto 2 (6)

 

Coloque o grão-de-bico batido numa panela e leve ao fogo, acrescente uma colher de sopa de manteiga e 1/2 xícara de creme de leite fresco, tempere com sal e pimenta do reino e sirva acompanhando o bacalhau…

 

foto 4 (6)

 

 

Depois de decorrido o tempo, retire o bacalhau do forno e veja se ele está abrindo em lascas. Coloque as azeitonas e sirva com o purê de grão-de-bico…

 

foto 3 (6)

 

 

O bacalhau confitado acompanhado do purê de grão-de-bico ficou delicioso…

 

foto 1 (1)

 

 

foto 2 (4)

 

 

Servi com um vinho verde português, o Alvarinho…

foto 1 (4)

 

 

O alho confitado também fica delicioso, perde aquele gosto forte e é um ótimo acompanhamento…

 

foto 2 (2)

 

 

Bacalhau…hummmm!

 

foto 1 (3)

 

 

o vinho…

 

foto 1

 

 

Outras receitas com bacalhau você encontra aqui, aqui e aqui!

Beijinhos e uma excelente semana a todos!