Print Friendly

Quem conhece Maceió sabe como é gostoso sentar num barzinho a beira-mar e ficar petiscando com uma cervejinha bem gelada. Como boa alagoana que sou não abro mão de uma boa posta de peixe frito, bem dourada e sequinha. Confesso pra vocês que quando comecei a cozinhar, meu peixe frito era um horror! O danado ficava até gostosinho, mas o visual era de “arrepiar” …rsss!

Levou um tempinho até eu pegar o jeito e acertar a mão para deixar o bichinho com a “cara” daqueles servidos nos bares e restaurantes da cidade. Para fritar em postas, dou preferência ao dourado, cavala, serra e galo do alto…mas existe uma infinidade de peixes para esse tipo de preparação…use o que mas gostar!

Pra temperar faço opção pelo mais simples…sal e pimenta do reino moída na hora e um pouquinho de limão. Pouquinho mesmo, porque o limão provoca uma cocção ácida no peixe…e eu não quero que ele cozinhe 😉

 

foto 4 (1)

PEIXE FRITO

Postas de peixe

Sal e pimenta do reino a gosto

1/2 limão

1/2 xícara de farinha de trigo

Azeite

Modo de preparo

Tempere os peixes com sal e pimenta do reino a gosto e coloque umas gotas de limão sobre eles, espalhando com as pontas dos dedos…

foto 1

 

 

Aguarde uns 15 minutos e com folhas de papel toalha (ou um pano de prato limpo) seque bem as postas de peixe. É necessário que elas realmente fiquem bem enxutas. Repare que essa posta aí embaixo ainda está molhando o papel. Repita até que o papel fique praticamente enxuto…

foto 2

 

 

Coloque a farinha de trigo num prato e espalhe. Coloque o peixe sobre a farinha e pressione um pouco para que a farinha grude por todo o peixe…

foto 4

 

 

Coloque um fio de azeite na frigideira e aqueça bem. Retire o excesso de farinha do peixe e acomode-o na frigideira, sobre o azeite quente….

foto 1 (1)

 

 

Com uma espátula, vire o peixe cuidadosamente para que doure o outro lado por igual…

foto 3 (1)

 

 

Quando estiver dourado, retire o peixe da panela e repita a operação. Eu prefiro fritar uma posta por vez (mas não ultrapasse duas por vez). Se a panela for ficando muito suja de farinha, passe um papel toalha para limpar e repita a operação quantas vezes forem necessárias. Acomode as postas de peixe na travessa, faça uma salada com tomate, cebola e coentro, decore e sirva imediatamente…

foto 1 (2)

 

 

foto 3 (2)

 

foto 4 (2)

 

 

Beijinhos e até a próxima!